MINÉRIO DE FERRO

Vale fará expansão em Brucutu

13/12/2018

 

A Vale obteve recentemente as Licenças de Instalação (LI) e de Operação (LO) para o projeto de expansão da mina de Brucutu. Denominado Casa da Divisa, abrange uma área de 330,2 hectares entre os municípios de Barão de Cocais e São Gonçalo do Rio Abaixo. 2019, cerca de 5,7 milhões de toneladas na nova área licenciada, sendo 1,5 a 2,0 milhões t no município de Barão de Cocais e o restante em São Gonçalo do Rio Abaixo. 
 
De acordo com a Vale, o empreendimento “contribuirá para a manutenção da capacidade produtiva anual de Brucutu, que atualmente está na faixa de 32,5 milhões de toneladas de produto. 
 
Para a operação na nova área a empresa vai utilizar a frota de equipamentos já existente na mina de Brucutu, que foi pioneira na operação com caminhões autônomos no Brasil. Atualmente a Vale está utilizando na mina uma frota de sete caminhões de 240 toneladas que são controlados por sistema de computador GPS, radares e outros instrumentos de Inteligência Artificial. Em 2019, o número de caminhões autônomos na frota aumentará para 13, fazendo com que Brucutu seja a primeira mina a operar de forma autônoma no Brasil.