SGB-CPRM apresenta depósitos auríferos em Belém

29/08/2022
As palestras foram realizadas pelos pesquisadores do Serviço Geológico do Brasil (SGB-CPRM), Gilmar Rizzotto e Stella Bijos.

 

No último dia do Simpósio do Ouro e a Feira de Mineração da Amazônia ocorreu a apresentação sobre ‘Depósitos Auríferos da Província de Juruena-Teles Pires’ e os ‘Depósitos Auríferos da Província Tapajós’. As palestras foram realizadas pelos pesquisadores do Serviço Geológico do Brasil (SGB-CPRM), Gilmar Rizzotto e Stella Bijos, respectivamente. 

Segundo o geólogo Gilmar Rizzotto, a Província Aurífera Juruena - Teles Pires engloba os estados do Mato Grosso, Amazonas e parte sul do Pará e faz parte de regiões altamente relevantes para a produção de ouro, elevando o potencial mineral e a retomada de investimentos econômicos para o setor mineral do Brasil. Já a pesquisadora Stella Bijos mostrou estudo geral sobre Tapajós, localização, características e controles, já que é uma das principais províncias minerais do País. Além disso, Stella destacou a importância do mapeamento geológico e estudos metalogeneticos para elaboração de guias prospectivos para a Província, culminando em produtos como Mapas de Favorabilidade elaborados pelo SGB-CPRM.

O Simpósio do Ouro e Feira de Mineração da Amazônia 2022 reuniu executivos das principais mineradoras de ouro do país, governos, especialistas e profissionais que atuam na cadeia produtiva do ouro que debateram aspectos regulatórios, tecnológicos, ambientais, iniciativas de governança e trocaram experiências e oportunidades de negócios entre os dias 23 e 25 de agosto, em Belém (PA).