PROFISSIONAIS

Setor mineral perde Acyr Ávila da Luz

17/08/2016

 

No último dia 13 de agosto faleceu Acyr Ávila da Luz, um dos mais renomados profissionais da área de petróleo e da mineração. Catarinense da cidade de Palhoça, ele  formou-se em Engenharia de Minas, Metalurgia e Civil pela EMOP (Ouro Preto), em 1948, e adquiriu o título de “Master of Science” em Geologia pela Stanford University.

Acyr Ávila da Luz iniciou suas atividades como geólogo em 1949, no CNP (Conselho Nacional do Petróleo), de onde ingressou na Petrobras, quando de sua criação, em 1953, fazendo carreira como superintendente geral adjunto na Bahia, onde foi também Geólogo-chefe (1962) do SETEX.

Sócio honorário da Sociedade Brasileira de Geologia, ele ocupou a presidência da entidade entre os anos de 1969 e 1971 e contribuiu para a criação da Revista Brasileira de Geociências e com três Congressos Brasileiros de Geologia (Salvador - BA, 1969; Brasília - DF, 1970; e São Paulo - SP, 1971).

Ele também foi Diretor da DGM/DNPM de 1971 a 1974 e Diretor-geral desse órgão de 1974 a 1979. Acyr Ávila da Luz recebeu a medalha de Ouro “Pandiá Calógeras”, atribuída a pessoas que tenham contribuído para o desenvolvimento do setor mineral brasileiro e das ciências geológicas, por meio de ações políticas, sociais ou administrativas, em 1977.

É autor de oito livros, sendo o último “Uma síntese da exploração de petróleo no Brasil”, de 2015, lançado pela editora Insular. Foi também assíduo colaborador da seção “Pelas Pedras do Caminho Mineral”, publicada pela revista Brasil Mineral.

Para o ex-diretor de Exploração e Produção da Petrobras, Guilherme Estrella, “O Brasil perde um cidadão exemplar em todas as dimensões que se possa considerar. Acyr Ávila da Luz foi uma referência - aliás, é uma referência -e permanecerá desta forma através da história deste País também como profissional, particularmente da área de exploração da Petrobrás, onde desempenhou, de forma extraordinária, suas lides profissionais e pelas quais tive a honra de conhecer a inigualável figura humana do "Dr.Acyr", como todos os chamávamos. Cumpriu magistralmente sua missão e sua família e todos nós, cidadãos brasileiros, especialmente aqueles das áreas das geociências, somos gratos por ter tido esta edificante convivência”.