OURO

Senado debate projeto da Belo Sun

17/08/2016

 

Uma audiência pública na Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle (CMA) irá debater a possibilidade de extração de ouro pela canadense Belo Sun, no rio Xingu, em área próxima da Hidrelétrica Belo Monte. O senador Telmário Mota (PDT-RR) é autor do requerimento e mostrou-se preocupado após reportagem veiculada em 19 de junho no Fantástico, da Rede Globo.

De acordo com a reportagem do programa, a Belo Sun tem expectativa de extrair 150 toneladas de ouro em 17 anos e já está se instalando na região. Ainda segundo a reportagem, a empresa utilizará cianeto, substância tóxica e prejudicial ao meio ambiente, e produzirá rejeitos em volume superior ao armazenado na barragem da Samarco que se rompeu em Mariana (MG).

O senador quer saber quais serão os benefícios e os riscos do projeto, além de solicitar análise dos impactos para os municípios do entorno e para a biodiversidade. Telmário Mora sugeriu uma audiência com representantes da Belo Sun, do Ibama, do Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM), da Fundação Nacional do Índio (Funai) e da Procuradora-Geral da República (PGR), além de especialistas em mineração. O senador Flexa Ribeiro (PSDB-PA) sugeriu ainda que sejam convidados o secretário de Meio Ambiente do Pará, Luiz Fernandes Rocha, e a secretária-adjunta da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia do estado, Maria Amélia Enríquez.