SST

Prêmio aborda conservação auditiva

18/10/2018

 

O Programa Especial de Segurança e Saúde Ocupacional na Mineração (MINERAÇÃO) do Instituto Brasileiro de Mineração (Ibram) tem como tema este ano a preocupação com o ruído. Ele está presente em diversas atividades industriais e junto com a vibração, calor e substâncias químicas pode levar o trabalhador à perda auditiva. 
 
Preocupado com isso, foi criada uma categoria "Conservação auditiva – demonstrar evolução médica" no Prêmio Melhores Práticas em Saúde e Segurança do Trabalho em 2018. A premiação pretende chamar atenção nesta edição para a prevenção e estabilização das perdas auditivas ocupacionais no setor mineral, além de mostrar o progresso nos tratamentos da doença. "O ruído, ao atuar sobre o trabalhador, pode alterar processos internos do organismo, com consequências fisiológicas e emocionais. Em 2018, pretendemos premiar aqueles que estão atentos e dar publicidade ao tema. É importante saber se o segmento mineral está em dia com esta prevenção, se há uma redução no número de perdas auditivas pelo ruído ocupacional e quais são as novidades que estão sendo adotadas", afirma a coordenadora do Programa, Cláudia Pellegrinelli.
 
O médico do trabalho, especialista em Cirurgia Geral e Otorrinolaringologia, Davi Ribeiro dos Santos, afirma que as mineradoras têm iniciativas de prevenção, mas que ainda estão aquém do objetivo principal de se ter o controle eficaz deste risco ocupacional de lesão irreversível do sistema auditivo. "A eficácia dos Programas de Conservação Auditiva (PCA) depende do compromisso permanente de gestores, especialistas e empregados, com a progressiva redução do ruído no ambiente de trabalho, por meio de metas, planos estratégicos e ações coordenadas. Essa será mais uma chance de estimular aqueles que trabalham no setor para darem mais atenção a doença", analisa.
 
Entre as empresas participantes da categoria estão Anglo American, com o case: Prevenir é o melhor remédio ; ArcelorMittal Mineração Brasil com o case: Programa mais saúde (PCA) – Programa de conservação auditiva; Ferro+Mineração S/A com o case: Gestão do perfil clínico epidemiológico no PCA e a Vale com o case: Promoção da saúde auditiva: um olhar além da normatização. Os finalistas serão anunciados em 20 de novembro, com a cerimônia de premiação acontecendo no dia 4 de dezembro na sede da Federação das Indústrias de Minas Gerais (FIEMG), em Belo Horizonte (MG). Os primeiros colocados receberão troféus e terão seus cases divulgados no Portal da Mineração (www.portaldamineracao.com.br). O vencedor de cada categoria terá a oportunidade de apresentar o trabalho em painel específico de SST durante o 18º Congresso Brasileiro de Mineração (EXPOSIBRAM), que será realizado entre os dias 9 e 12 de setembro de 2019.