23/01/2019
PORTOS

Ponta da Madeira completa 33 anos

O Terminal Marítimo de Ponta da Madeira completou, em janeiro, 33 de operação. O porto privado é considerado o maior do Brasil e já movimentou neste período mais de 2 bilhões de toneladas de minério de ferro. Operado pela Vale, Ponta da Madeira possui três píeres e cinco berços de atracação. O píer IV tem uma das maiores profundidades entre os portos, com 24 metros (fora a variação da maré) e conta com cabos de terra que auxiliam na amarração dos navios nos berços. O sistema permite às gigantescas embarcações operarem sem restrição.
 
Entre os principais números do Terminal Marítimo de Ponta da Madeira estão primeiro carregamento em 6 de janeiro de 1986 no navio de bandeira brasileira Docepolo, com 127 mil toneladas de minério de ferro. Neste ano foram embarcadas 11 milhões de toneladas pelo terminal. Em 1987, a primeira atracação foi do navio Berge Stahl, na época o maior mineraleiro do mundo. Em 1994, houve a inauguração do Píer II, com o carregamento do navio de bandeira de Comoros, Anangel Splendour. 
 
Já no século XXI, em junho de 2004 aconteceu o primeiro carregamento no Píer III, feito no navio Panamenho Hua Shan Hai, com destino à França. Três anos depois, o terminal alcançou a marca de 1 bilhão de toneladas movimentadas desde o início de sua operação. Em 2011, o navio Vale Brasil é o primeiro Valemax a atracar em Ponta da Madeira. Foram carregadas 391 mil toneladas de minério com destino à China. Já em agosto de 2013 foram realizados os primeiros carregamentos no Píer IV. O navio Shagang Giant foi o primeiro a ser carregado completamente, levando 284 mil toneladas, com destino à China. No mesmo mês, o navio Vale Caofeidian foi o primeiro Valemax a atracar no novo píer, sendo carregado com 396 mil toneladas.
 
O Terminal Marítimo de Ponta da Madeira torna-se em dezembro de 2014 o maior porto privado do Brasil em volume de carga movimentada, fechando o ano com 112 milhões de toneladas embarcadas. Atualmente, com o fim das obras de expansão, o Terminal de Ponta da Madeira atinge a capacidade de embarque de 230 milhões de toneladas de minério. 

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