TERRITÓRIOS SUSTENTÁVEIS

MRN assina acordo com a USAID

29/05/2018

 

A Mineração Rio Do Norte (MRN) assinou memorando de entendimento com a Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID) Brasil por período de cinco anos. O objetivo é desenvolver o programa Territórios Sustentáveis, criado em 2015 e patrocinado pela mineradora.

O programa propõe um novo modelo de desenvolvimento, com uma gestão territorial integrada, economia diversificada e participação social. O Territórios Sustentáveis acontece nos municípios paraenses de Faro, Oriximiná e Terra Santa e abrange cerca de 88 mil pessoas, entre população urbana, agricultores, comunidades ribeirinhas, indígenas e quilombolas. O programa é dividido em cinco eixos: Gestão Pública; Capital Social; Desenvolvimento Econômico, Gestão Ambiental e Quilombola.

Com o acordo, a USAID passa a integrar o Comitê gestor do Territórios Sustentáveis. Atualmente o Comitê é composto pela MRN e por três organizações da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscips): Agenda Pública, Equipe de Conservação da Amazônia (Ecam) e Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon). A USAID investirá ainda no programa dentro da modalidade conhecida como Global Development Alliance (GDA), que visa estabelecer parcerias com o setor privado alavancando recursos e expertise que promovem o desenvolvimento.

“Estamos muito contentes com essa parceria, pois esse é um programa inovador no que se refere ao relacionamento com as comunidades. Queremos apoiar não somente com o aporte financeiro, mas também trazer a nossa expertise de mais de 60 anos em projetos para que possamos construir juntos um programa cada vez melhor e que seja modelo para outros projetos”, avalia. Anna Toness, Diretora do Programa para Conservação da Biodiversidade da USAID. Para a MRN, a parceria irá propiciar mais robustez na governança do programa, uma vez que a agência é referência no monitoramento de projetos. "Contar com esse apoio significa muito, porque vai fazer com que o programa ganhe ainda mais força. Fico muito feliz em ver que estamos conseguindo atrair a atenção de instituições tão importantes, isso sinaliza que estamos no caminho certo", ressalta o presidente da MRN, Guido Germani.