15/04/2019
BARRAGENS

Mosaic pede mais tempo para laudo

A Mosaic Fertilizantes solicitou à Agência Nacional de Mineração (ANM) prorrogação para emissão do laudo, seguindo as novas normas da Agência, de três de suas barragens, duas delas localizadas em Tapira (BL1 e BR) e outra em Catalão (BR). Em comunicado, a companhia afirma que, previamente à data limite de 31 de março de 2019 para entrega das Declarações de Condição de Estabilidade (DCE) de suas barragens, com a anuência técnica da ANM, protocolou requerimento para a extensão do prazo de apresentação das Declarações para três de suas barragens.

A prorrogação foi necessária para que estudos geotécnicos adicionais das empresas especializadas contratadas fossem concluídos. A expectativa é que estes estudos se encerrem em abril. Entretanto, até o momento os resultados obtidos nas análises não permitiram confirmar a estabilidade das barragens face às novas normas da ANM, publicadas em fevereiro deste ano.

Por este motivo, a Mosaic acionou os Planos de Ação de Emergência para Barragens de Mineração (PAEBM) para as barragens BL1 e BR, em Tapira (MG), e BR, em Catalão (GO), no nível 1 de emergência, sem a necessidade de evacuação da Zona de Autossalvamento. A Mosaic Fertilizantes possui planos de ação estruturados para obtenção de resultados finais e não medirá esforços para obter as DCEs o mais rápido possível. Os trabalhos de investigação geotécnica, análises com consultores externos e ações de remediação continuarão até as barragens atingirem os novos critérios de segurança. A Mosaic reafirma que as barragens não apresentam risco iminente de rompimento e reitera seu compromisso com as comunidades e regiões onde atua, mantendo um diálogo aberto e constante.

Veja também

21/08/2019
PARAOPEBA | Vale inicia dragagem de rejeitos
16/08/2019
FERTILIZANTES | Petrobras esclarece sobre venda de unidade
02/08/2019
GESTÃO DE BARRAGENS | Ibram disponibiliza Guia de Boas Práticas
04/07/2019
INSUMOS AGRÍCOLAS | Encontro técnico sobre remineralizadores
28/06/2019
BARRAGENS | Câmara aprova PL que muda regras
28/06/2019
FOSFATADOS | Itafos firma contrato com a OCP