CORREIAS

Manserv tem ganhos de produtividade de 75%

01/09/2016

 

A Manserv desenvolveu dispositivo inovador que proporcionou ganhos de produtividade em 75% e facilidades em sua realização, reduzindo o tempo de substituição de correias transportadoras, que passou a durar em média três horas. Anteriormente, a troca de correias ocorria de forma manual, era de difícil manuseio e demorava entre 12 e 15 horas. Era necessária também a utilização de dispositivos hidráulicos manuais. O método exigia um grande esforço físico, devido ao peso e às grandes dimensões da correia.

“Além da segurança dos trabalhadores e da diminuição do tempo total da atividade, o desenvolvimento dessa ferramenta permeou outra meta interna, que está atrelada a responsabilidade ambiental. Os materiais usados na confecção do dispositivo partiram de itens já existentes no almoxarifado e materiais que seriam sucateados, como aço, engrenagens, correntes e motores”, explicou o Diretor Geral de Manutenção da Manserv, Carlos Alberto Fernandes. Além dos componentes, a mão-de-obra utilizada também foi interna, assim como o suporte da estrutura e a montagem do dispositivo. “A eficácia do projeto foi aferida após diversos testes para comprovar se o sistema atendia às necessidades previstas no início do projeto”, completou.

O novo dispositivo trabalha simultaneamente com as duas correias - a que será retirada e a substituta. As duas são grampeadas e colocadas no dispositivo. Esse, por sua vez, é acionado de maneira que traciona a correia a ser retirada para ser enrolada nele ao mesmo tempo em que vai colocando a correia nova no local.