VALE

Lançado Portal do Fornecedor

15/09/2016

 

A Vale acaba de lançar o novo Portal do Fornecedor da Companhia, espaço virtual para comercialização de produtos e serviços que faz a interface entre as duas partes. Segundo a empresa, o Portal do Fornecedor tem como objetivo agilizar a integração dos processos de compras, que vão desde a cotação até o pagamento, além de dar maior visibilidade a todas as etapas dos processos de Suprimentos para seus fornecedores.

Entre os benefícios do Portal estão: Plataforma única e integrada: centralização de diferentes processos do fluxo de compras em um mesmo ambiente;Redução de divergências de ordem tributária: integração com a ferramenta de otimização tributária;Visibilidade do processo de pagamento: fornecedor recebe o retorno com o status do pagamento;Possibilidade de ser acessado de tecnologias móveis como tablets e smartphones;Navegação mais simples e amigável: segue o conceito usado nas redes sociais e Serviço de suporte na utilização da plataforma para usuários internos e canais de atendimento exclusivos para fornecedores.

No processo de transporte para fornecedores de materiais, por exemplo, a validação da nota fiscal eletrônica (NF-e) é feita antes da criação da solicitação de coleta. Segundo a Vale, isto reduz o tempo de permanência do caminhão nas instalações da empresa devido à diminuição de informações divergentes na NF-e. Com esta medida, a Companhia consegue também reduzir o custo da estadia, do tempo gasto na Vale para tratamento das divergências de NFs e, consequentemente, do risco de atraso de pagamento aos nossos fornecedores, que podem fazer um melhor planejamento financeiro. Para os fornecedores de serviços, o Portal traz a automação do processo de medição. O fornecedor fica responsável por iniciar o seu ciclo de medição diretamente no portal e tem visibilidade de todo o processo, reduzindo assim o risco de atraso de pagamento e aumentando a transparência para o processo de medição. Outra vantagem do novo ambiente é que o fornecedor consegue visualizar todo o detalhamento dos impostos no Portal. Caso identifique que a informação está equivocada, o fornecedor pode sinalizar para a Vale antes de emitir a nota fiscal. O fornecedor também tem a visibilidade do status dos pagamentos agendados, com acompanhamento online e em tempo real dos pagamentos programados com a Vale.

Todas as orientações estão no Kit de Adesão do Fornecedor Vale, que contém um documento com as dúvidas mais frequentes e um guia de acesso rápido. A Vale preparou também um manual para auxiliar os fornecedores com a transição das operações do Portal Quadrem/ Ariba para o Portal do Fornecedor Vale. No documento, é possível entender sobre a continuidade das transações e processos em andamento.