TECNOLOGIA MINERAL

IFRN inaugura centro em Currais Novos

04/09/2019

 

No dia 2 de setembro, foi inaugurado o Centro de Tecnologia Mineral José Yvan Pereira Leite, na cidade de Currais Novos (RN) do IFRN (Instituto Federal do Rio Grande do Norte), que estará capacitado a realizar todos os ensaios necessários para a caracterização de minerais, contribuindo para um maior desenvolvimento da atividade de mineração no estado.

Resultado de um investimento de R$ 7 milhões, o Centro tem uma área de aproximadamente 800m² e conta com dois laboratórios de pesquisa, uma planta-piloto, uma área de preparação da amostra, seis salas incubadoras, cinco salas para grupos de pesquisa, sala de treinamento, além de um centro de gestão. O CTM teve a instalação da mini planta de operação de processamento e análise de minerais, equipamento este que é um dos 6 existentes no país e 30 no mundo.

A cerimônia de inauguração contou com a presença de pesquisadores, empresários da mineração e representantes políticos, como o secretário de Estado de Direito Econômico, Jaime Calado, a senadora Zenaide Maia e o prefeito de Currais Novos, Odon Júnior. De acordo com o reitor do IFRN, Wyllys Farkatt, a inauguração do CT Mineral marca a realização de um sonho que se iniciou em 2008.

Durante o evento, foi assinado ainda o contrato de parceria entre o IFRN, através da Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (Propi), e a Funcern. A Funcern atuará conjuntamente para o gerenciamento do Centro. O CT é uma iniciativa conjunta entre o IFRN, a UFERSA, a UFRN e a UERN, através da qualificação de espaços e da aquisição de equipamentos. Conta também com a colaboração da Fundação de Apoio à Pesquisa do RN (Fapern).

Na ocasião também foi feita uma homenagem ao professor José Yvan Pereira Leite, falecido em junho, por seu trabalho na área de mineração no estado. O professor atuou por quase 30 anos no IFRN.