SUSTENTABILIDADE

Encontro em Belém discute ODS na mineração

19/10/2017

 

A Secretaria de Geologia, Mineração e Transformação Mineral (SGM), do Ministério de Minas e Energia, está convidando a todos que atuam direta ou indiretamente no setor mineral para participar de um encontro, em Belém, para discutir o programa “Mapeando os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) na Mineração Brasileira”.
 
O encontro será realizado no Hotel Gran-Mercure Belém, no dia 24 de outubro, das 18 às 20 horas, onde também acontecerá, na mesma data, o evento Mineração &X Comunidades.  
 
O Programa Mapeando os ODS na Mineração Brasileira, lançado em setembro de 2017, pela SGM/MME, tem como objetivos básicos: mapear as ações das empresas de mineração que convergem para um ou mais dos 17 ODS; elaborar e dar ampla divulgação a um documento que retrate a atuação das empresas de mineração nos ODS e a convergência dessas ações para o desenvolvimento sustentável local e regional.
 
“Como premissa básica, estabeleceu-se que a metodologia de desenvolvimento do Programa deveria ser construída em conjunto com o setor mineral, em quatro eventos nacionais. Na sequência prevista para esses eventos, o Pará recepcionará o primeiro deles e nada melhor do que associar este momento de diálogo com o setor mineral sobre os ODS com o 2º Seminário Mineração & Comunidades, promovido pela Brasil Mineral. Em sendo assim, o encontro com os mineradores ocorrerá ao final do 1º dia do Seminário”, informa Maria José Salum, diretora de Desenvolvimento Sustentável na Mineração da SGM-MME e coordenadora do encontro. 
 
O evento em Belém, aberto à participação de todos, conta com a parceria do SIMINERAL, IBRAM, PNUD e revista Brasil Mineral.