08/08/2019
TECNOLOGIA

CPRM firma parceria com a Visiona

O Serviço Geológico Brasileiro (CPRM) e a Visiona, joint-venture entre Telebrás e Embraer para sistemas espaciais, assinaram acordo para a transmissão de dados via satélite. Com a parceria, o monitoramento em tempo real das atividades de campo voltadas para a pesquisa geológica, de recursos minerais, hidrologia e gestão territorial ganha importante reforço.

A parceria promete elevar a capacidade da CPRM, instituição que possui um dos maiores bancos de hidrologia e geologia da América Latina, para coletar e disponibilizar dados de campo de maneira mais dinâmica. Espera-se, por consequência, um ganho de produtividade e em desempenho com a redução de custos operacionais.

O nanossatélite, ou seja, um satélite espacial de pequeno porte VCUB, será utilizado para a coleta e transmissão dos dados. Apesar de seu tamanho diminuto, pesando apenas 10 quilos, o nanossatélite possui tecnologia embarcada de última geração, com câmera de altíssima resolução capaz de coletar imagens com qualidades geométricas e radiométricas superiores às encontradas no mercado atualmente. O VCUB será o primeiro satélite projetado pela indústria brasileira, e colocará à prova a capacidade da Visiona em desenvolver sistemas espaciais de alto desempenho.

''Tudo o que vier em termos de avanços tecnológicos e de inovações vai melhorar nossa produtividade e o relacionamento com a sociedade, pois vamos estar muito mais ativos e presentes para oferecer respostas'', afirmou o diretor-presidente da CPRM, Esteves Conalgo.

''Essa parceria abre uma janela enorme para nós, que vamos agora tentar ajudar nesse processo de inovação tecnológica da CPRM, tentando mostrar alternativas de tecnologias espaciais que possam ser colocadas a serviço da empresa'', comentou o presidente da Visona, João Paulo Campos.

Veja também

04/09/2019
TECNOLOGIA MINERAL | IFRN inaugura centro em Currais Novos
25/07/2019
BACIA DO SÃO FRANCISCO | CPRM lança Atlas Geoquímico em BH
18/07/2019
ANGLO AMERICAN | Uso da Internet das Coisas em Barro Alto
11/07/2019
URÂNIO | CPRM fará projeto a pedido da INB
28/05/2019
GEOLOGIA | CPRM ajuda em novo mapa do Suriname
02/05/2019
INTERNET DAS COISAS | Industrial-IoT Solutions estreia no Brasil