CBA adere a iniciativa lançada por Joe Biden na COP 26

08/12/2022
A empresa está totalmente comprometida com a agenda de descarbonização e investe fortemente na produção de alumínio de baixo carbono.

 

A Companhia Brasileira de Alumínio (CBA) aderiu ao Programa First Movers Coalition (FMC), lançado pelo presidente dos Estados Unidos, Joe Biden na Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP 26). A CBA passa a integrar o movimento ao lado de outras companhias que compartilham visão comum de que a tecnologia e a sustentabilidade serão cruciais para limitar o aquecimento global a 1,5º C até o fim do século, como prevê o Acordo de Paris, firmado durante a COP 21, em 2015. “É com alegria que anunciamos a adesão da CBA ao First Movers Coalition. A empresa está totalmente comprometida com a agenda de descarbonização e investe fortemente na produção de alumínio de baixo carbono. Alcançar mais essa conquista é a confirmação que temos trilhado o caminho correto rumo à sustentabilidade”, declara Ricardo Carvalho, CEO da CBA. 

Revelado na COP 26, em novembro de 2021, em Glasgow, na Escócia, o FMC é uma parceria inovadora entre o Fórum Econômico Mundial e dez parceiros governamentais (incluindo EUA, Japão, Índia, Reino Unido, Alemanha, Dinamarca, Noruega, Cingapura, Itália e Suécia), com foco em sete setores - alumínio, aço, cimento, produtos químicos, transporte marítimo, aviação e transporte rodoviário, que respondem por 30% das emissões globais. Ao aderir a iniciativa, as empresas se comprometem a comprar produtos de baixo carbono até 2030 para promover cadeias de suprimentos sustentáveis e cumprir metas climáticas. 

Os membros do FMC estão comprometidos a comprar uma porcentagem de soluções de carbono quase zero ou zero de fornecedores, mesmo tendo custos maiores, para terem uma descarbonização mais rápida para manter o planeta em um caminho que limite o aquecimento global a 1,5ºC. A CBA entra em um grupo empresarial do primeiro escalão mundial, onde pouco mais de cinquenta empresas já fazem parte do FMC.