VOTORANTIM CIMENTOS

Apoio à Gestão Pública avança no MT

14/12/2017

 

A Prefeitura Municipal de Nobres (MT) realizou reunião aberta à comunidade, dia 7 de dezembro, quando foi apresentado o balanço de 2017 do Programa de Apoio à Gestão Pública (AGP), criado pelo Instituto Votorantim, em 2012. Foram expostas na reunião as principais atividades desenvolvidas ao longo do ano e os resultados alcançados, além de uma perspectiva das ações que serão executadas nos próximos anos.
 
O AGP teve como foco, em 2017, a melhoria da Saúde Pública. O programa foi implantado em Nobres em 2015, com a parceria da Votorantim Cimentos. Durante o ano, a equipe técnica da Secretaria Municipal de Saúde e profissionais que atuam no sistema público de saúde participaram de consultorias e capacitações oferecidas pelo Programa para aprimorar metodologias de atendimento e gestão. 
 
Com o conhecimento adquirido, as equipes técnicas puderam criar propostas mais elaboradas para pleitear recursos junto aos governos estadual e federal para incrementar a oferta de serviços públicos e o atendimento prestado à população. A Secretaria Municipal de Saúde fechou o ano com 40% das ações realizadas e 60% em andamento das ações gerais planejadas para 2017. “A vinda do Apoio à Gestão Pública mudou completamente a saúde pública de Nobres. Todos estão muito entusiasmados com o Programa, inclusive a população, que hoje procura mais as unidades de saúde não apenas nas situações de urgência e emergência e sim para efetivamente cuidar da saúde, fazendo exames preventivos. Dessa forma, o hospital deixou de ficar sobrecarregado e o sistema todo passou a funcionar com mais eficiência”, afirmou o prefeito de Nobres, Leocir Hanel.
 
O município de Nobres tem cerca de 15 mil habitantes, apenas cinco Unidades Básicas de Saúde e um hospital particular, que atendem a população da zona urbana e rural. Com o resultado do AGP em 2017, a perspectiva é aumentar o percentual de ações em andamento para 86%. Para 2019, a perspectiva é que 100% das ações estejam prontas para execução, antecipando a meta do Programa, definido para ser concluído em 2020. Hélio Alberto Marangoni, supervisor de qualidade da Votorantim Cimentos de Nobres e consultor do Programa de Apoio à Gestão Pública, comemora o êxito da iniciativa. “Estamos, junto com o Poder Público, promovendo melhorias sólidas que vão deixar um legado duradouro para a população. Com apenas 10 meses de realização do Programa na nova gestão municipal, Nobres irá receber a visita técnica de um secretário municipal de saúde de outro estado, face aos resultados já alcançados. Vamos continuar esse trabalho para o município desenvolver-se ainda mais”, disse.