Liebherr e Fortescue fazem parceria para mineração sem carbono

25/09/2024
O acordo prevê o desenvolvimento conjunto de tecnologia para abrir caminho para a mineração sem carbono e apresenta um total de 475 máquinas Liebherr de emissão zero

 

A Liebherr e a Fortescue assinaram parceria para a implantação de uma solução completa de transporte autônomo de bateria elétrica para operações de mineração em larga escala. O acordo prevê o desenvolvimento conjunto de tecnologia para abrir caminho para a mineração sem carbono e apresenta um total de 475 máquinas Liebherr de emissão zero – aproximadamente 360 caminhões autônomos elétricos a bateria, apresentados à indústria na MINExpo; 55 escavadeiras elétricas e 60 tratores movidos a bateria. O sistema de energia de bateria com emissão zero usado em caminhões elétricos a bateria foi desenvolvido pela Fortescue Zero, braço de tecnologia da Fortescue. O sistema de energia de bateria do Fortescue Zero também será integrado a uma versão elétrica do principal trator de mineração da Liebherr, o PR 776.

O ecossistema de mineração de emissão zero em larga escala desenvolvido pela Liebherr e Fortescue estará disponível para o restante da indústria de mineração em um futuro próximo. A expectativa é que a parceria crie uma das maiores frotas de mineração de emissão zero do mundo e represente um grande avanço na busca por uma mineração que não dependa mais de combustíveis fósseis. 

Liebherr e Fortescue anunciaram uma expansão significativa de sua parceria e revelaram o caminhão autônomo elétrico a bateria T 264 desenvolvido em conjunto. Tanto o Dr. Andrew Forrest, da Fortescue, quanto o Dr. Willi Liebherr, da Liebherr, compareceram ao evento para celebrar o acordo histórico. Juntas, as duas empresas desenvolverão e validarão uma gama de soluções de mineração de emissão zero, o que resultará no fornecimento de 475 novas máquinas Liebherr com a inovadora tecnologia verde da Fortescue para as operações da Fortescue na Austrália Ocidental, o que corresponde a cerca de dois terços da frota de mineração atual nas operações da Fortescue. 

A frota de mineração da Fortescue consumiu aproximadamente 400 milhões de litros de diesel no ano fiscal de 2024 e foi responsável por 51% de suas emissões de Escopo 1. A Liebherr e a Fortescue afirmam estar comprometidas em ter um ecossistema de mineração de emissão zero abrangente e em larga escala operacional até 2030. Ambas as empresas confirmaram que, por meio de sua cooperação contínua, os clientes poderão acessar esse ecossistema para suas próprias operações nos próximos anos. O acordo, com todos os equipamentos e inovações tecnológicas, equivale ao maior acordo individual feito nos 75 anos de história do Liebherr Group.

Além do caminhão autônomo elétrico a bateria T 264 desenvolvido em parceria com a Fortescue, a Liebherr apresentou também na MINExpo 2024 o lançamento do trator PR 776 Geração 8 e o portfólio de tecnologia renomeado, IoMine. Neste ano, a empresa está apresentando avanços de seus segmentos de mineração, terraplenagem, guindastes móveis e sobre esteiras, componentes e produtos aeroespaciais e de transporte. Em linha com o lema da Liebherr para o evento, "Seu parceiro de mineração", a Liebherr está mostrando sua confiabilidade como parceira para equipamentos de primeira linha, soluções de descarbonização, tecnologia de ponta e excelência em serviços para a indústria de mineração.

O primeiro caminhão de transporte autônomo elétrico a bateria T 264 tem uma bateria de 3,2 MWh (desenvolvida pela Fortescue Zero). Uma solução de carregamento estático foi desenvolvida juntamente com o caminhão autônomo elétrico a bateria, onde o carregador estará disponível em versões manual e robótica e inclui um carregador rápido automatizado de até 6 MW com um conector de sistema de carregamento de megawatt que pode carregar caminhões elétricos a bateria T 264 em 12–58 minutos.

O caminhão em exposição na MINExpo é equipado com a Autonomy Haulage Solution (AHS) que foi desenvolvido em conjunto pelas duas empresas. Dentro da AHS há um Sistema de Gerenciamento de Energia que coordena as atribuições de recarga estática para os caminhões e garante que o carregador seja totalmente utilizado sem causar filas no local. O caminhão elétrico a bateria T 264 começará a validação no local no final de 2025.

Os pneus do T 264 são Michelin 50/80R57 XDR 4 SPEED ENERGYTM – o primeiro pneu com eficiência energética para a indústria de mineração, feitos com um novo composto de borracha que economiza energia e têm uma banda de rodagem otimizada com maior flexibilidade. Os pneus reduzem a quantidade de energia consumida por caminhões de transporte de mineração. Os pneus 50/80R57 XDR 4 SPEED ENERGYTM demonstraram reduzir o consumo de combustível em 3,6% em condições planas quando comparados aos pneus Michelin 50/80R57 XDR 250 C usados em um caminhão com motor de combustão e espera-se que tenham um impacto positivo na autonomia do veículo para caminhões movidos a bateria.

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