FLSmidth Brasil cumpre as expectativas propostas para este ano e supera seus resultados em 40%

22/12/2021

Para os próximos anos, há previsão de aumento de investimentos em mineração no país. Atendendo a este panorama, a FLSmidth está preparada para apoiar estes novos projetos e focalizar em uma maior captura do amplo mercado de Aftermarket.

Com um excelente resultado, tanto financeiro quanto operacional, considerando-se todos os efeitos desencadeados pela pandemia do Covid-19, a FLSmidth Brasil destaca o cumprimento de seus principais objetivos propostos para 2021, superando os números originalmente comprometidos em cerca de 40%. Cabe mencionar que, em nível regional, a empresa alcançou um crescimento de 60% em vendas de Capital.

“ainda que a indústria em geral tenha sofrido perda de capacidade produtiva, devido à crise sanitária, houve uma compensação da continuidade operacional através da maior digitalização na indústria de mineração, na qual a FLSmidth tem sido um ator fundamental"

Flávio Storolli, diretor de vendas da FLSmidth Brasil

Apesar da pandemia ter gerado incertezas em toda cadeia produtiva, o setor mineral tem experimentado um crescimento significativo nestes últimos anos, principalmente em termos de desempenho, devido à alta nos preços das commodities minerais, à aquisição e execução de projetos novos e às otimizações realizadas nas usinas existentes. 

Flávio Storolli, diretor de vendas da FLSmidth Brasil, destaca que “ainda que a indústria em geral tenha sofrido perda de capacidade produtiva por dificuldades de acesso às plantas, devido à crise sanitária, houve uma compensação da continuidade operacional através da maior digitalização implementada na indústria de mineração, na qual a FLSmidth tem sido um ator fundamental neste propósito, o que inclusive serviu para impulsionar os ótimos resultados alcançados. 

Além disso, o executivo assinala que o bom desempenho local está em linha com a política da empresa de desenvolvimento de novos produtos e a tecnologias que têm sido implementadas, como recursos de realidade aumentada e visitas virtuais, oferecidas à ampla rede de clientes.

Flávio Storolli, diretor de vendas da FLSmidth Brasil, e Claudio García, presidente regional da FLSmidth.

“Tivemos que pensar de maneira distinta para manter a qualidade e a fidelização. Distanciamo-nos do nicho histórico, que era a venda de produtos, e centramo-nos no suporte ao “ciclo de vida” dos ativos já instalados em nossos clientes”

Claudio García, presidente regional da FLSmidth

Adicionalmente, como parte do desafio de se manter na vanguarda, apesar das adversidades, a FLSmidth destaca as estratégias logísticas e a adaptação às mudanças impostas pelo cenário atual.

“Tivemos que pensar de maneira distinta para manter a qualidade e a fidelização. Distanciamo-nos do nicho histórico, que era a venda de produtos, e centramo-nos no suporte ao “ciclo de vida” dos ativos já instalados em nossos clientes”, acrescenta Claudio García, presidente regional da FLSmidth.

Bomba de Polpa KREBS millMAX

Crescendo em Aftermarket e novos investimentos

No caso de Aftermarket, a FLSmidth Brasil também tem exibido excelentes números, graças aos serviços de “upgrades e retrofits”, entre outros, baseados na simplificação do processo de compra e venda dos componentes.

Quanto às perspectivas, a FLSmidth América do Sul tem um plano ambicioso para incrementar e consolidar seus resultados nos próximos 4 a 5 anos. Um dos países mais relevantes para este plano é justamente o Brasil, alavancado por uma expectativa de novos projetos e uma maior captura do amplo mercado de Aftermarket.

Projeto Peñasquito em Zacatecas, México

“Para os próximos anos prevê-se uma tendência de aumento de investimentos em mineração no Brasil. Estamos preparados para apoiar estas iniciativas e para assumir os desafios que virão”, afirma Storolli.

Nessa linha, digitalização e tecnologia têm posicionado e projetado fortemente a oferta de valor da FLSmidth aos seus clientes, com a finalidade de melhorar o conhecimento e o comportamento de seus equipamentos e processos.

LoadIQ em utilização no moinho.

Compreendendo a importância destas áreas, Jesús Cabrera, Chefe de Vendas de Mineração SAMER, sustenta que para o futuro haverá a busca por “fortalecer uma linha de digitação para cominuição, ciclones e filtros, até o manuseio de materiais, o qual será um dos pontos essenciais para reforçar o mercado, mantendo, como sempre, o foco em soluções de produtividade, com selo sustentável para obter um menor custo operacional nas atividades de nossos clientes, permitindo que elevem seus níveis de rentabilidade e que, ao mesmo tempo, assegurem sua continuidade operacional”.