ArcelorMittal Tubarão usará água de esgoto no processo

02/09/2021
A medida reduzirá ainda mais a demanda da usina por água do Rio Santa Maria da Vitória.

 

A ArcelorMittal Tubarão e o Governo do Espírito Santo assinaram Termo de Compromisso inédito que prevê a compra mensal, pela produtora de aço, para uso industrial, de 540 m³/h (150 l/s) de água de reúso de esgoto sanitário, proveniente de efluentes da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Reúso da Companhia Espirito Santense de Saneamento (Cesan). 

O contrato tem vigência de 25 anos e pode ser renovado. A medida reduzirá ainda mais a demanda da usina por água do Rio Santa Maria da Vitória, disponibilizando maior volume do recurso para a sociedade. A ação está integrada a um projeto lançado pelo governo capixaba - o Procedimento de Manifestação de Interesse (PMI), para tratamento de esgotos sanitários para fins de reúso industrial, cujo objetivo é firmar parceria com grandes empresas para contratação de um novo sistema de tratamento em substituição ao da ETE Camburi. 

O objetivo do PMI é construir uma nova estação de tratamento de esgoto sanitário, tecnologicamente mais moderna e eficiente, em área menor que a ocupada hoje no sítio aeroportuário, também com capacidade de fornecimento de água de reúso para fins industriais. O processo da Cesan, de contratação da empresa que investirá na planta, será feito por licitação. Para a ArcelorMittal Tubarão, a ação coloca a unidade em posição de vanguarda no Estado e entre as primeiras no país a implantar essa alternativa hídrica. "Essa parceria é um marco na nossa história e na do Espírito Santo. Com a formalização, seremos a primeira empresa capixaba a adquirir água de reúso industrial a partir do esgoto sanitário em grande escala", explicou o Gerente Geral de Sustentabilidade e Relações Institucionais, João Bosco Reis da Silva.

A ArcelorMittal Tubarão realiza investimentos contínuos em gestão hídrica e já recircula ou reaproveita internamente 97,7% da água doce utilizada na usina. Além disso, a companhia iniciará, em outubro deste ano, a operação de uma planta de dessalinização, num projeto inédito no Brasil, que produzirá até 500m³/h de água industrial para o seu sistema de água. "Essa parceria com a Cesan tem forte conexão com o Plano Estadual de Recursos Hídricos, aumentará a diversidade da matriz hídrica da ArcelorMittal Tubarão e é mais uma ação sustentável da empresa, potencializando a nossa gestão da água", acrescenta.

O Termo de Compromisso prevê ainda a doação, pela ArcelorMittal Tubarão, de uma área de 11 mil m², na região do bairro São Geraldo, em Serra, para a construção da nova ETE. "Essa parceria inédita representa uma conquista importante não só para a empresa, mas também para a administração pública e para toda a sociedade capixaba. Estamos escrevendo um novo capítulo na história da segurança hídrica do Espírito Santo", completa o gerente.