Apps ajudam a mapear famílias atingidas

28/10/2021
Com os aplicativos, o NACAB espera acelerar os processos e atender às necessidades das famílias e comunidades.

 

O Núcleo de Assessoria às Comunidades Atingidas por Barragens (NACAB) mapeou o perfil e as necessidades de aproximadamente 24 mil famílias de 10 municípios e 82 comunidades, atingidas pelo rompimento de barragem da Vale, em Brumadinho, em 2019. A ONG realizou cadastro das famílias pelos aplicativos da Power Platform com o suporte de tecnologia da mineira BHS – Soluções de TI para empresas.

Segundo o NACAB, o mapeamento é fundamental para ajudar na coleta de dados, o que vai acelerar o processo para traçar um planejamento para atender às necessidades reais de cada comunidade, como falta de água, perda de área de pastagens ou até mesmo um problema acerca de uma propriedade. Desde o início do cadastramento, em julho de 2021, foram mais de 7390 famílias inseridas no aplicativo. “Temos uma equipe apta para conversar e ajudar no que a família de determinada comunidade precisa. É preciso criar laços com essas pessoas para que elas se sintam seguras em aceitar a ajuda”, destaca o especialista em participação e engajamento e comunicação do NACAB, Mateus Soares. De acordo com o consultor SharePointBHS, Lucas Giovani, os aplicativos da Power Platform auxiliam e organizam as informações anteriormente inseridas em planilhas e os dados ficavam dispersos. “É possível coletar dados, como nome, endereço, telefone, quais famílias estavam no dia do deslizamento da barragem, tipo de atividade econômica, com quem essas pessoas moram, a sua origem e renda, por exemplo,” destaca ele.

Com os aplicativos, o NACAB espera atender às demandas de forma mais ágil e assertiva, além de acelerar os processos e atender às necessidades das famílias e comunidades. “Todos os processos foram automatizados e os dados coletados em campo já estão inseridos no aplicativo. Agora é possível organizar todas as informações em um único local, sem o risco de perdê-las, além de agilizar o trabalho realizado pelas pessoas que trabalham no núcleo”, comemora o especialista.

A BHS desenvolveu três aplicativos para o NACAB – Núcleo de Assessoria às Comunidades Atingidas por Barragens. O aplicativo Cadastro de Atingidos é responsável por cadastrar as famílias atingidas, enquanto o app de Gestão de Demandas tem o intuito de receber as demandas de emergência, fazer o mapeamento de pontos de análise de água, local, entre outros. Já o terceiro aplicativo, o Registro de Conflitos é para situações que trouxeram impeditivos para as famílias, comunidade ou no local. O aplicativo computa todas as informações que estão gerando esse tipo de situação, assim o NACAB consegue tomar as melhores decisões para a comunidade. O NACAB atua em parceria com órgãos públicos, como Ministério Público, Defensoria Pública, Governo de Minas Gerais e outros institutos de pesquisa.