Parceria une RHI Magnesita e Gerdau

24/06/2021
As empresas se uniram em sua relação comercial para utilizar a tecnologia de blockchain por meio de plataforma inédita no segmento mundial do aço.

 

A RHI Magnesita e a Gerdau se uniram em sua relação comercial para utilizar a tecnologia de blockchain por meio da plataforma inédita no segmento mundial do aço. Chamado de Refrac Chain, o programa é customizado para medições de contratos de performance entre RHI Magnesita e Gerdau, mas o contrato inteligente tem potencial para diversas outras aplicações na indústria. Todos os dados e ações dos participantes são registrados em blockchain e o cálculo financeiro da medição é realizado por um contrato inteligente.

A plataforma permite a rastreabilidade dos processos e trocas de dados entre as duas companhias usando mecanismos de consenso técnico e comercial pré-estabelecidos, que promovem agilidade na tomada de decisão e mais confiança para as operações entre as duas empresas reduzindo riscos de contraparte. RHI Magnesita e Gerdau acreditam que este seja o primeiro passo para uma integração ainda maior de processos, aliada a outras tecnologias, no médio prazo.

Os especialistas à frente do projeto, Antonio Hoffert e Gleisson de Assis, da Criptonomia, dizem que o uso do blockchain ´inédito na indústria do aço e o novo software reúne interface técnica e comercial, em um mesmo ambiente. "É um terreno de confiança comum, que possui etapas de validação por diferentes atores de ambas as empresas e oferece espaço para registro de provas de imagens, documentos, textos, vídeos e até áudio, diminuindo os riscos nas transações, tornando o processo altamente auditável e aumentando a confiabilidade entre as companhias", ressalta Hoffert. A transparência, segurança e exatidão dos dados são alguns dos pontos chave agregados pelo uso da plataforma. "É ainda uma substituição às práticas atuais, um primeiro passo para uma descentralização do registro da informação. A utilização do sistema configura uma assinatura digital na medida em que as partes acompanham e validam todas as etapas do processo e evita que problemas pontuais virem uma bola de neve", completa o especialista.

A plataforma começou a funcionar no início deste ano exclusivamente em uma unidade de produção de aço da Gerdau em Minas Gerais. A intenção é que a partir daí possam expandir a solução para outras operações da empresa. "Buscamos soluções que atendam aos desafios do negócio, em parceria com nossos fornecedores, de forma a garantir a excelência operacional das nossas unidades. Essa iniciativa traz confiabilidade, velocidade e agilidade ao processo e reflete a jornada de transformação digital pela qual a Gerdau vem passando nos últimos anos", afirma Vinicius Moura, gerente geral de Suprimentos da Gerdau. 

Para Celso Freitas, head global de Marketing e Soluções Digitais da RHI Magnesita, a partir do uso da plataforma, a empresa espera ter em mãos métricas ainda mais assertivas nas operações da sua cadeia de suprimentos. "A medição de performance refratária existe há mais de 20 anos e tem um processo que ainda utiliza cálculos em planilhas e troca de várias informações por e-mail. Além de todos os outros ganhos já mencionados, de imediato teremos também uma redução considerável no trabalho repetitivo, o que acelera o processo, com mais transparência e a segurança das informações contratuais", explica Freitas.