ACIDENTE

Samarco afirma que previu rompimento

06/11/2015

 

Segundo a Samarco, o risco de rompimento das duas barragens foi identificado no início da tarde do dia 5 de novembro e a empresa imediatamente acionou o seu plano emergencial de barragens de rejeitos, mobilizando Defesa Civil, Corpo de Bombeiros e todo o seu pessoal, visando o atendimento de todas as pessoas que estavam trabalhando no local ou que residem próximos das barragens.

A empresa também trabalha para tentar reduzir ao mínimo os impactos ambientais. Ricardo Vescovi, presidente da Samarco, disse que todas as autoridades competentes já foram devidamente informadas e estão prestando todo o apoio e solidariedade. Ele afirmou, também, que ainda não se pode saber as causas e a extensão dos danos, bem com o número de vítimas. “Nosso foco, neste momento, é a preservação da integridade das pessoas e do meio ambiente’, salientou.

Aumento de rejeitos

Em seu último relatório de sustentabilidade, a Samarco informa que a geração de rejeitos no complexo de mineração de Germano, em Mariana, aumentou em 5,4 milhões de toneladas métricas secas de material arenoso e lama, em função do aumento da escala de produção nas minas. No total, em 2014, a empresa gerou 21,978 milhões de toneladas secas de rejeito de minério de ferro (no ano anterior haviam sido 16,542 milhões t).

Com o seu plano de ampliação da produção, a Samarco passou a minerar minério de ferro de mais baixo teor, o que contribui para aumentar a quantidade de rejeitos gerada no processo.

Com o aumento na geração de rejeitos, as barragens estavam passando por obras de alteamento, para comportar maior volume de material.

A insegurança das barragens

As barragens de rejeitos são um dos principais desafios para as mineradoras, pois sempre estão sob o risco de rompimento, exigindo monitoramento constante. Veja a opinião de dois especialistas sobre o risco das barragens de rejeitos e os cuidados que devem ser adotados pelas companhias mineradoras para evitar desastres como o que aconteceu na Samarco, na edição 352 da Revista Brasil Mineral, de junho deste ano, nas páginas 14 a 24: www.brasilmineral.com.br/revista/352/