Nexa gera oportunidades em Aripuanã

06/11/2023
Ostentando o selo de maior empreendimento da Nexa no Brasil, Aripuanã teve o ramp-up da mina subterrânea polimetálica iniciado em julho de 2022.

Mara Fornari

Governança Social sempre foi um dos destaques da gestão da Nexa Resources. E não poderia ser diferente em Aripuanã, no Mato Grosso, case que fez com que a companhia fosse mais uma vez escolhida pelos leitores da Brasil Mineral como uma das “Empresas do Ano do Setor Mineral 2023”.

Ostentando o selo de maior empreendimento da Nexa no Brasil e de destaque da indústria mineral de Mato Grosso, Aripuanã teve o ramp-up da mina subterrânea polimetálica iniciado em julho de 2022 e segue para alcançar a plena produção ainda em 2023. A mina compreende três principais zonas mineralizadas e produção média anual estimada em 70 mil toneladas de zinco, 24 mil toneladas de chumbo, 4 mil toneladas de cobre e 1,8 mil onças de prata. A extração deve durar 11 anos, de acordo com as reservas estimadas.

Para garantir a grandiosidade destes números, a Nexa desenhou e promoveu uma agenda proativa de relacionamento com o poder público e demais representantes da sociedade durante todo o processo de implantação do projeto Aripuanã. Essa agenda inicial teve como objetivo apresentar o empreendimento e reforçar que a Nexa buscava atuar em parceria com a comunidade, tendo como foco a qualificação de mão de obra local.

Gustavo Cicilini, vice-presidente de Recursos Humanos e Assuntos Corporativos da Nexa, conta que ao longo dos anos, durante o desenvolvimento da mina de Aripuanã, foram construídas parcerias regionais para implantar um programa voltado à capacitação de profissionais locais, destacando as oportunidades de carreira dentro da companhia. Um efetivo de mais de 700 colaboradores próprios nessa unidade, sendo a maioria recrutada no próprio município.

“Além disso, é preciso ressaltar que a Nexa tem o objetivo de promover o desenvolvimento sustentável nas regiões, municípios ou comunidades em que está presente, tendo uma atuação voltada para eixos estratégicos de geração de renda, água, educação e licença para operar. Hoje, 82% das unidades possuem programas implementados relacionados ao desenvolvimento e engajamento da comunidade local”, prossegue Cicilini.

Somente em 2022, foram investidos US$ 16,2 milhões em iniciativas sociais e de infraestrutura em todas as regiões onde a Nexa está presente.

Quando iniciou o projeto em Aripuanã, a companhia percebeu a escassez de mão de obra qualificada para atuar na mineração, já que foi o primeiro projeto de mineração a se instalar no município. Cicilini diz que, com base nisso, “ficou clara a necessidade de se apresentar o setor mineral como um todo para a população do município e seu papel como mais um agente econômico colaborativo para a região”.

Com a evolução do projeto e a construção da unidade e as ações contínuas de investimento no desenvolvimento da mão de obra, foi atestada uma natural migração para a cidade de Aripuanã (MT), o que gerou maior interesse público para ingresso nas capacitações profissionais disponibilizadas pela Nexa.

A partir destes avanços, a Nexa, em parceria com o Estado e o SENAI (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial), promoveu a reforma de uma escola de ensino médio local, que estava desativada, o que permitiu a instalação de uma estrutura adequada à realização dos cursos.

Os cursos de qualificação profissional tiveram início em 2019. Ao longo destes quatro anos, o projeto teve 74 turmas, em 34 cursos diferentes, voltados para as seguintes áreas: administração, contabilidade, RH, finanças, eletricista, gestão de pessoas, encanador, hidráulica, mecânica em refrigeração, pedreiro, pintor, soldador, auxiliar de mineração e geologia, operador de máquinas de mineração, entre outros.

Mais recentemente e visando ainda elevar a empregabilidade na região e a renda da comunidade local, sempre com o objetivo de “formar profissionais cada vez mais qualificados e conectados com o mundo”, o Programa de Qualificação de Mão de Obra local da Nexa abriu inscrições para um curso gratuito de inglês, também em parceria com o Senai. A empresa entende que aprender um segundo idioma permite que o trabalhador de Aripuanã possa concorrer e ingressar em vagas que antes poderiam parecer distantes, ampliando as oportunidades de emprego, tanto em Aripuanã quanto em outros lugares”.

Veja a matéria completa na edição 434 de Brasil Mineral