COBRE

Caraíba suspende parte das atividades

07/07/2016

 

A Mineração Caraíba anunciou, no dia 17 de junho, a suspensão de parte das atividades operacionais e administrativas. A Companhia irá manter o bombeamento da mina subterrânea em Jaguarari (BA) e parte das atividades de apoio, como manutenção e apoio administrativo, até que sejam concluídas as negociações que estão em curso com um investidor canadense.

Atualmente, a Caraíba está com restrição de caixa desde que os problemas que levaram ao alagamento da mina subterrânea, em janeiro, inviabilizaram a retirada do minério de alto teor. A pouca produção atual de minério de baixo teor na mina a céu aberto é insuficiente para manter os negócios.

A entrada de um investidor estrangeiro, diz a Companhia em nota, viabilizará a retomada das atividades normais de produção. Profissionais da mineradora canadense Eros Resources Corporation estiveram por mais uma vez em visita às instalações. A Eros é uma mineradora pré-operacional com ações listadas na bolsa de valores de Toronto (TSX-V) e possui projetos de ouro, prata, urânio e cobre no Canadá e nos Estados Unidos. Segundo o website da Eros, "a companhia tem um programa que considera a aquisição de projetos com recursos de alta qualidade, baixo custo de retenção e possibilidade de gerar caixa no curto prazo".

A dificuldade financeira da Caraíba é explicada pelo baixo preço do cobre na London Metal Exchange (LME) e pela recuperação judicial por que passa desde fevereiro deste ano. De acordo com a mineradora, a Adutora Caraíba, que abastece 100 mil pessoas e produtores rurais no norte da Bahia, continuará funcionando normalmente. "Aos colaboradores das áreas cujas atividades estarão totalmente suspensas, a Mineração Caraíba informa que alinhará com o Sindicato e a GRTE [Gerência Regional do Trabalho e Emprego] as alternativas para compensação. Não haverá prejuízo nos vencimentos fixos (salário + triênio + periculosidade). Nesse período, os colaboradores permanecerão em suas casas, aguardando instruções do gestor", declarou a Companhia, no comunicado divulgado à imprensa e assinado pelo Diretor-presidente, Rogério Fernandes.

A Caraíba afirmou que as áreas onde as atividades continuarão normais terão a orientação de um “gestor imediato”. Já nas áreas onde houver redução das atividades "caberá ao gestor imediato programar a equipe necessária, bem como orientá-los em relação às novas escalas". Não houve demissões, nem férias coletivas, segundo a empresa, e alguns funcionários trabalham em regime de ‘home-office’. Desde abril, a área administrativa não tem expediente às sextas-feiras, como medida de contenção de custos.

A Mineração Caraíba possui os projetos de cobre Vermelhos, em Juazeiro (BA); Boa Esperança, em Tucumã (PA); Suçuarana, em Jaguarari (BA); e Angicos, em Curaçá (BA).