LOGÍSTICA

Yara e Kongsberg preparam navio autônomo

11/05/2017

 

A Yara e a Kongsberg estão construindo o primeiro navio contêiner mundial, denominado Yara Birkeland, totalmente elétrico e autônomo e que não produz emissões. A embarcação está prevista para iniciar operações no segundo semestre de 2018 e enviará produtos da fábrica de Porsgrunn da Yara para Brevik e Larvik, na Noruega. 
 
O navio será o primeiro alimentador de contêineres totalmente elétrico do mundo e reduzirá as emissões de NOx e de CO2, além de melhorar a segurança rodoviária com a remoção de até 40 mil viagens de caminhões em áreas urbanas povoadas. O Yara Birkeland operará inicialmente como um navio tripulado, movendo-se para operação remota em 2019 e espera-se que seja capaz de realizar operações totalmente autônomas a partir de 2020. 
 
"Como uma empresa líder mundial de fertilizantes com a missão de alimentar o mundo e proteger o planeta, investir neste navio de emissão zero para transportar nossas soluções de nutrição de culturas se encaixa bem em nossa estratégia. Estamos orgulhosos de trabalhar com a Kongsberg para realizar o primeiro navio mundial autônomo, totalmente elétrico para entrar em operação comercial ", diz Svein Tore Holsether, Presidente e CEO da Yara. "Todos os dias, são necessários mais de 100 caminhões diesel para transportar produtos da fábrica de Porsgrunn para os portos de Brevik e Larvik, de onde enviamos produtos para clientes em todo o mundo. Com este novo navio-recipiente autônomo movido a bateria, iremos reduzir as emissões de ruído e poeira, melhorar a segurança das estradas locais e reduzir as emissões de NOx e CO2 ", diz Holsether.