AÇO

WSA faz projeções para biênio

14/10/2015

 

A Associação Mundial do Aço (WSA) divulgou hoje, as projeções para 2015 e 2016 do mercado siderúrgico. (Short Range Outlook –SRO). A demanda mundial por aço deverá atingir 1,513 bilhão de toneladas em 2015, o que representa uma queda de 1,7%, após um incremento de 0,7% no ano passado. Em 2016, a projeção é que a demanda fique em 1,523 milhão de toneladas, 0,7% de alta.

Comentando sobre as perspectivas do mercado do aço, Hans Jürgen Kerkhoff, Presidente do Comitê de Economia do WSA, disse : "É claro que a indústria siderúrgica por muito tempo foi impulsionada pela China. Mas agora, com a queda do desenvolvimento do país asiático, associado a baixos investimentos, mercados turbulentos e crises geopolíticas regionais, a indústria siderúrgica irá aguardar a recuperação desse cenário atual para iniciar um novo grande ciclo de investimentos”. A expectativa do WSA é que em 2016 a economia chinesa se estabilize.

O desempenho de algumas principais economias emergentes e em desenvolvimento começou a deteriorar-se em 2012 devido a resultados estruturais internos, os preços mais baixos das commodities associadas à desaceleração econômica da China e, em alguns casos, aumentando a instabilidade política. Por exemplo, Rússia e Brasil estão enfrentando severa contração na demanda por aço. As tensões geopolíticas e de instabilidade política no Oriente Médio, na África e na Ucrânia continuam a ter um efeito negativo. A demanda por aço nas economias emergentes e em desenvolvimento, excluindo a China, apesar da forte desaceleração, deve crescer em 1,7% em 2015 e 3,8% em 2016.

O forte impulso visto nas economias desenvolvidas em 2014 enfraqueceu consideravelmente em 2015. Embora os fundamentos da economia dos EUA continuem a ser sólidos, a demanda por aço nos EUA deve cair em 2015, devido à valorização da moeda e a queda de crescimento do setor energético. Nos Estados Unidos, há uma ampliação do ritmo de recuperação ajudado por baixos preços do petróleo, taxas de juro baixas e um euro fraco. Países asiáticos desenvolvidos, como Japão e Coreia, devem apresentar crescimento negativo devido à força de oposição estrutural pesando sobre suas economias. Em 2015, a demanda por aço nas economias desenvolvidas deve cair 2,1%, mas um resultado positivo, de cerca de 1,8%, é aguardado para 2016.