COOPERAÇÃO

Webinar une Brasil e Nova Zelândia

10/06/2021

 

A New Zealand Trade & Enterprise (NZTE), agência para o desenvolvimento do comércio internacional da Nova Zelândia, em parceria com o Instituto de Desenvolvimento Integrado de Minas Gerais (INDI) - agência de promoção de investimentos e comércio exterior de Minas Gerais, Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG) e SINDIEXTRA - Sindicato das Indústrias Extrativas de Minas Gerais realiza, dia 15 de junho, entre as 15h e 17h, o webinar ‘Mineração: Nova Perspectiva da Nova Zelândia’. O objetivo do evento é evidenciar como o setor da mineração brasileira pode estabelecer conexões valiosas com as empresas neozelandesas, dadas as capacidades e potencialidades dos dois mercados. A Nova Zelândia tem se tornando aliada estratégica da indústria mineradora em diversos países, como Chile, Austrália, Canadá, África do Sul e o próprio Brasil. As inscrições podem ser feitas pelo site http://nzmining.com/pt/nova-mineracao/

O encontro vai contar com a presença de lideranças do setor de mineração do Brasil e da Nova Zelândia, que vão abordar inovação, sustentabilidade e saúde, além de questões como segurança no trabalho, automatização dos processos, reutilização de recursos naturais e digitalização. Entre as presenças confirmadas estão André Faria, pesquisador de Centro de Inovação e Tecnologia do SENAI na área de processamento mineral; André Zanata, doutor em Engenharia Aeronáutica e Mecânica pelo ITA (Instituto de Tecnologia da Aeronáutica); Cristiano Monteiro Parreiras, assessor especial do Sindicato da Indústria Mineral de Minas Gerais; e Rene Sterk, geólogo neozelandês e diretor da RSC Consulting, empresa especializada em serviços de consultoria internacional para o setor de mineração. 

A mineração neozelandesa tem mais de cem anos de história e contribui com 6,2% das exportações do país, além de responder por mais de 40% do PIB da costa oeste da Nova Zelândia. Atualmente, as indústrias do setor empregam diretamente mais de seis mil pessoas. Atualmente, o setor mineral do país da Oceania desenvolve tecnologias de ponta, confiáveis, a preços competitivos e, o mais importante, respeitando o meio ambiente.