22/04/2020
AGREGADOS

Webinar para debater remineralização

A Metso e a Universidade Federal de Goiás (UFG) promovem, dia 13 de maio, às 10h, um webinar para tratar como a remineralização e pó de rocha podem ser aliados da produção agrícola brasileira. As inscrições podem ser feitas através do link: https://www.metso.com/br/campanhas/po-de-rocha/webmeeting-remineralizacao-de-solo/

Um dos convidados do encontro online é o engenheiro agrônomo Antônio Nilson Zamunér Filho, professor doutor da Faculdade de Engenharia da UFG em Catalão. Há mais de três anos, Zamunér participar de um grupo de trabalho multidisciplinar focado no uso da rochagem ou remineralização na agricultura. O grupo envolve outras universidades como a UnB e USP (Esalq) e instituições de pesquisas como a Embrapa. Antônio também participou da criação das instruções normativas do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) que regulam o uso da rochagem na agricultura. 

“O remineralizador não é substituto e nem concorrente dos fertilizantes químicos, mas tem grande potencial de ser uma solução complementar”, adianta o pesquisador. Durante o webinar ele vai falar sobre como os produtores de agregados podem entrar na produção de remineralizadores e contar sobre as experiências reais em Goiás. Também participa do evento o engenheiro Alfredo Reggio, que irá destacar a experiência da Metso em rochas silicatas, que são duras e abrasivas. Esse know how é importante porque a rochagem nada mais é do que a “prática da aplicação direta de rochas moídas no processo agrícola, com a finalidade de melhorar a fertilidade dos solos e fornecer nutrientes para as plantas”, segundo ele.  

Reggio é responsável pela aplicação e processos de britagem e moagem no setor de agregados, e irá abordar as melhores práticas de se obter e produzir as rochas moídas para o agronegócio, um mercado que, segundo ele, está em crescimento no Brasil. Com 30 anos de experiência, o especialista vai abordar casos reais onde a tecnologia da Metso já é aplicada.

Veja também

03/12/2020
REJEITOS DA MINERAÇÃO | Uso requer tecnologias inovadoras
26/11/2020
EXPOSIBRAM 2020 | Ministro elogia postura do setor na pandemia
24/11/2020
SUSTENTABILIDADE | Bahia realiza I Fórum Regional
19/11/2020
TECNOLOGIAS | Reino Unido realiza fórum na Exposibram
19/11/2020
REJEITOS | Ibram promove webinar sobre uso
10/11/2020
EVENTOS | CBPM e Brasil Mineral convidam
05/11/2020
EMPRESAS DO ANO | Num ano de pandemia, quem são as eleitas?