27/05/2020
MINERAÇÃO SUSTENTÁVEL

Webinar discute Sequenciamento Verde

“É quase consenso entre os estudiosos que avaliam os efeitos da pandemia global que um dos seus principais desdobramentos é o fortalecimento da consciência socioambiental das atividades industriais.  Nós, brasileiros, sabemos da relevância da mineração neste momento de crítica necessidade da retomada do crescimento econômico do País. Os recentes desastres que atingiram a imagem e a credibilidade da indústria mineral tornam esta retomada ainda mais desafiadora e necessária. Entendemos, no entanto, que o momento traz a oportunidade, ou mesmo a responsabilidade de a mineração brasileira se apresentar como protagonista na retomada de suas atividades geradoras de matérias primas imprescindíveis para a sociedade”.

É o que afirma Vânia Andrade, que será a mediadora do webinar “Sequenciamento Verde: Uma Resposta Necessária da Mineração ao Mundo Pós- Pandemia”, que será realizado no dia 16 de junho, das 10hs às 12hs, e que reunirá, além da mediadora (que é Química, ex-profissional da Vale e ex-diretora da SGM/MME), o engenheiro João Hilário (ex Vale, ASSEMG e CREA-MG), o Prof. Giorgio De Tomi (NAP e USP), o Prof. Beck Nader (DEMIN - UFMG). O evento também contará com a participação de representantes de empresa que já está operando dentro de práticas alinhadas com os preceitos apresentados.

O webinar, que tem o apoio da Brasil Mineral (será transmitido na página da revista no youtube), tem como objetivo apresentar às empresas, autoridades, profissionais e à sociedade em geral os conceitos do Sequenciamento Verde, orientado ao desenvolvimento sustentável, como uma resposta da mineração ao mundo pós-pandemia. Serão abordados temas como plano diretor, planejamento de lavra e operação de mina com enfoque moderno e inovador no sentido de promover o avanço sustentável da mineração do Brasil e ser uma inspiração para outros países que não estivarem operando dentro destes conceitos.

Inscreva-se no canal da Brasil Mineral no Youtube e ative as notificações:
https://www.youtube.com/channel/UC5uIYLrnGYmoasHfDrpwK-A/