VOTORANTIM CIMENTOS

Vendas recordes de insumos agrícolas

10/02/2021

 

A Votorantim Cimentos comercializou um novo recorde de vendas em 2020. Foram cinco milhões de toneladas de insumos agrícolas vendidas pela unidade de negócios Viter, voltada ao agronegócio. "Nosso volume de entrega recorde ao mercado é resultado da combinação do crescimento do agronegócio no País no ano passado com a consolidação de projetos e a expansão do portfólio de produtos da Viter. Esse aumento também mostra a tendência de o produtor rural buscar cada vez mais soluções que elevem a produtividade do solo, trazendo melhor resultado para seu negócio", afirma o gerente-geral da Viter, Laercio Solla.

Em maio de 2020, a Votorantim Cimentos apresentou a Viter ao mercado. A sua nova unidade de insumos agrícolas trouxe nova identidade e reforçou a estratégia da companhia de ampliar a sua atuação no agronegócio, aproximando-se ainda mais do produtor rural brasileiro. Atualmente, a Votorantim Cimentos é líder na comercialização de calcário agrícola no Brasil e a única empresa com presença nacional.

A produção de insumos agrícolas da Viter está distribuída em oito fábricas nas cidades de Nobres (MT), Xambioá (TO), Sobradinho (DF), Itapeva (SP), Salto de Pirapora (SP) e Itaú de Minas (MG), Paracatu (MG) e Rio Branco do Sul (PR). No ano passado, a Viter lançou o Optmix, produto que corrige, nutre e condiciona o perfil do solo em uma única aplicação, além de já ter já possuir calcário e gesso em sua composição. Com isso, disponibiliza três macronutrientes essenciais: cálcio, magnésio e enxofre. Além de proporcionar a recuperação do solo, o Optimix contribui para melhorar a gestão de estocagem de insumos e na redução dos custos.

A Votorantim Cimentos anunciou um plano de investimentos de R$ 200 milhões em 2019 para os próximos cinco anos. O valor inclui o desenvolvimento de novos produtos e o aumento da capacidade de produção da Viter, que tem um amplo portfólio comercializado com as marcas Calcário Itaú, Cal Fértil e Optimix. "Nosso propósito é perpetuar o potencial máximo do solo do agricultor, garantindo a sustentabilidade da produção. O solo é a base da boa produtividade de uma lavoura e esse é o nosso foco. O recorde na expedição de insumos agrícolas em 2020 demonstra que a nossa estratégia de atuação no agronegócio está no caminho certo", afirma o diretor de Operações no Brasil da Votorantim Cimentos, André Leitão.