10/09/2020
CIMENTO

Vendas crescem 13% em agosto

Segundo o Sindicato Nacional da Indústria do Cimento (SNIC), o volume de vendas de cimento atingiu 5,7 milhões de toneladas em agosto de 2020, um crescimento de 13,6% na comparação com o mesmo mês de 2019. O segmento segue em curva ascendente desde maio, principalmente pela autoconstrução e retomada das obras do setor imobiliário. 

No acumulado até agosto, as vendas alcançaram 38,6 milhões de toneladas, aumento de 7,5% comparado ao mesmo período do ano passado. "Apesar dos números positivos registrados nos últimos meses, o setor ainda sofre as consequências da forte crise entre 2015 e 2018, que provocou a perda de quase 30% da demanda, o fechamento de 20 fábricas e dezenas de fornos, provocando uma capacidade ociosa acima dos 45% e que ainda está longe de ser recuperada, configurando uma severa queima de capital”, disse Paulo Camillo Penna, presidente do SNIC. 

O setor de cimento sofre desde 2015 com a pressão dos custos de energia elétrica, energia térmica, frete e outros insumos do processo produtivo, além de um enorme custo de capital investido. A indústria considera fundamental o retorno dos lançamentos imobiliários, a manutenção do ritmo das obras e da atividade econômica que manterá o folego do autoconstrutor. “A infraestrutura continua sendo uma atividade de extrema importância para a indústria do cimento, mas ainda permanece com uma performance bem abaixo do necessário." A manutenção, mesmo que num valor reduzido, do auxílio emergencial e o arrefecimento dos efeitos da pandemia da COVID-19 refletindo na melhora nos indicadores de confiança de diversos setores são sinais de desempenho positivo a frente. 

O ponto de atenção continua sendo a ausência, em curto prazo, das obras de infraestrutura e o comportamento dos "auto-construtores", principalmente por conta da tendência crescente dos índices de desemprego e o esgotamento da poupança que se destina a essa atividade. Há uma grande expectativa do início das obras de saneamento, assim como das dezenas de projetos de vias rodoviárias e urbanas em pavimento rígido de concreto.

Veja também