MEIO AMBIENTE

Valverde preside Câmara na Cetesb

10/11/2020

 

O presidente-executivo da Associação Nacional das Entidades de Produtores de Agregados para Construção (ANEPAC), Fernando Mendes Valverde, foi eleito para presidir a Câmara Ambiental de Mineração nos próximos dois anos. O suplente é Daniel Debiazzi, presidente do Sindicato da Indústria da Mineração do Estado de São Paulo. O anúncio ocorreu durante a 2ª Plenária virtual do ano, realizada por videoconferência. 

As Câmaras Ambientais são fóruns colegiados, constituídos no âmbito da Cetesb desde 1995. Atualmente, existem 12 câmaras ativas, duas em implantação e mais de 20 grupos de trabalhos, definindo estratégias e viabilizando mecanismos para a melhoria da qualidade ambiental. 

A Câmara Ambiental do Setor de Mineração é baseada principalmente nos segmentos fornecedores de matérias-primas para os setores da indústria da construção civil – cimenteiro e cerâmico – e da agricultura – corretivos e fertilizantes -, além dos diversos setores da indústria de transformação mineral – siderúrgico, metalúrgico, vidreiro, alimentício, papel, químico e farmacêutico -, representando uma importante fatia da produção do Brasil. Os membros da Câmara fizeram uma atualização do status dos Grupos de Trabalho “Exigências Técnicas” e “Aspectos Hidrológicos, Hidráulicos e Hidrogeológicos”, em continuidade aos trabalhos em desenvolvimento, com o objetivo de aproximar os setores público e privado, por meio de interação, trocas de experiências e debates de procedimentos e ações que possibilitem a melhoria da interlocução, condução do licenciamento, fiscalização e monitoramento da atividade de mineração no Estado de São Paulo. Os assessores, Jorge Gouveia e Vivian Marroni representaram a presidência da Cetesb durante a eleição dos novos titulares e discussão dos trabalhos.