24/06/2020
NÍQUEL

Vale vende participação na Indonésia

A Vale informou que a subsidiária canadense Vale Canada Limited (VCL) assinou, em parceria com a Sumitomo Metal Mining Co. Ltd., acordo para a venda de 20% da PT Vale Indonesia Tbk para a PT Indonesia Asahan Aluminium (Persero) (Inalum). 

A mineradora assinou aditivo contratual em 2014 ao seu Contract of Work, de 1996, com o Governo da Indonésia, com vencimento em dezembro de 2025. Para que a PT Vale prorrogue sua licença para operar além de 2025, a companhia precisa atender alguns requisitos, como a alienação de 20% das ações da PT Vale aos participantes indonésios. A Indonésia desempenha um papel estratégico de destaque na indústria global de níquel. Segundo a Vale, a operação representa um desenvolvimento importante na duradoura presença da PT Vale na Indonésia e reforça o compromisso da Vale com a continuidade de seus investimentos na região. 

A Inalum é a entidade estatal indonésia para investimentos no setor de mineração. Os termos e condições finais estabelecidos nos acordos da transação incluem: a compra secundária de 20% das ações da PT Vale pela Inalum, e a manutenção do controle financeiro e operacional da PT Vale pela VCL, assim como a consolidação financeira e de produção em suas demonstrações financeiras. Após a conclusão da transação, a Inalum terá adquirido 20% das ações da PT Vale, sendo 14,9% da VCL e 5,1% da Sumitomo. Vale e a Sumitomo passarão a ter uma participação de 44,3% e 15,0% na PT Vale, totalizando uma participação de 59,3%. A participação de 44,3% que a Vale terá na PT Vale após a conclusão inclui sua participação através da VCL (43,8%) e da Vale Japan Limited (0,5%). 

A VCL receberá 4.126 bilhões de IDR (rúpia indonésia) - aproximadamente US$ 290 milhões - em dinheiro após a conclusão da transação, esperada para ocorrer até o final de 2020, após a satisfação de aprovações regulatórias usuais.