MINÉRIO DE FERRO

Vale retoma operações em Serra Leste

01/12/2020

 

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Pará concedeu Licença de Instalação à Vale para retorno e ampliação das operações em Serra Leste, em Curionópolis (PA). A operação estava paralisada desde janeiro de 2019, após atingir o limite da área até então licenciada para a extração do minério de ferro. 

Em dezembro serão realizadas manutenções para a retomada com segurança das operações em Serra Leste, que tem capacidade para produzir seis milhões de toneladas anuais de minério de ferro. A expectativa é produzir aproximadamente entre quatro e cinco milhões de toneladas em 2021 e atingir sua capacidade máxima no ano seguinte, conforme o ramp-up programado das atividades de retomada. 

O projeto de expansão de Serra Leste consiste na adaptação e repotencialização da usina existente, que permitirá a ampliação da capacidade para 10 milhões de toneladas por ano de minério de ferro, com start-up previsto para o 1º semestre de 2023. O retorno de Serra Leste é mais um passo na estabilização de produção de minério de ferro e no caminho para o retorno da capacidade produtiva de 400 milhões de toneladas anuais da Vale.