07/05/2020
PANDEMIA

Vale do Aço lança #SolidariadadeContagia

As comunidades do Vale do Aço, Usiminas, em parceria com entidades e poder público de Ipatinga (MG), lançou o movimento #SolidariedadeContagia. A ação reúne parceiros como a Prefeitura Municipal (PMI), Fiemg Vale do Aço, Associação Comercial e Industrial de Ipatinga (Aciapi) e a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), além da participação da Fundação São Francisco Xavier e apoio do Instituto Usiminas. 

Entre os objetivos está à utilização da capacidade de mobilização dos envolvidos em transmitir mensagem de responsabilidade coletiva no enfrentamento à COVID-19 e suas consequências econômicas. A ideia é que os participantes cedam espaços para exemplos de mobilização coletiva observados na região para que mais pessoas possam se inspirar e agir de maneira solidária. O #SolidariedadeContagia começou dia 29 de abril e contará com uma página na Internet (solidariedadecontagia.usiminas.com), que estará em constante atualização para divulgar, reunir ações já realizadas e ampliar a rede coletiva de auxílio mútuo.

“Dar visibilidade aos bons exemplos de atitude responsável e conectar iniciativas que possam contribuir com quem está precisando de algum tipo de auxílio ou tem um pequeno negócio é mais uma forma de integrar a empresa ao esforço coletivo que vem sendo feito para minimizar os impactos na saúde de todo mundo e na subsistência de muitas pessoas”, afirma o diretor da Usina de Ipatinga, Américo Ferreira Neto. Segundo ele, o #SolidariedadeContagia tem um papel importante especialmente nesse momento em que as autoridades públicas de todo o país começam a discutir formas de relaxamento na política de distanciamento social. “Mais do que nunca, as pessoas precisam ter informação de qualidade e acesso fácil a alternativas de proteção, cuidados com a saúde e a novas formas de comércio e prestação de serviços. Isso que nos motivou a investir esforços também nessa iniciativa”, esclarece. 

O presidente da Fiemg Vale do Aço, Flaviano Gaggiato, lembrou que o #SolidariedadeContagia é mais um bom exemplo das ações conjuntas que vêm sendo desenvolvidas em diferentes áreas. “É muito importante manter um trabalho em sinergia e discussão conjunta entre as empresas para que possamos ter sucesso nos esforços de retomada econômica. Juntos, vamos sair dessa crise.” Inicialmente serão contempladas iniciativas no Vale do Aço. A expectativa é que o #SolidariedadeContagia possa ser ampliado para outras cidades onde as empresas Usiminas estão presentes.