19/02/2020
BARRAGENS

Vale descaracterizará Doutor

A Vale anunciou que iniciará a descaracterização da barragem Doutor, da Mina Timbopeba, em Ouro Preto (MG) em março de 2020. Os órgãos de defesa civil estadual e municipal com apoio da Vale vão realocar temporariamente famílias moradoras à jusante da estrutura em Antônio Pereira. As pessoas serão encaminhadas a hotéis da região e, posteriormente, para moradias temporárias conforme as suas escolhas.

A medida é uma remoção preventiva programada, já que a barragem Doutor está em nível 1 do Plano de Ação de Emergência de Barragens de Mineração (PAEBM), que não exige evacuação da população à jusante, e não recebe rejeitos desde março de 2019. Não há qualquer situação que exija a elevação de nível de emergência.

A Vale disponibilizou hospedagem, alimentação, transporte e itens de necessidade básica às famílias que serão atingidas pela mudança. Aproximadamente 160 animais de pequeno e grande porte também serão realocados e receberão acolhimento. A Vale alugou uma fazenda e os animais terão todo o suporte clínico necessário e alimentação até quando puderem ser devolvidos aos seus donos.

No fim de agosto, a barragem Doutor foi reclassificada pela Agência Nacional de Mineração (ANM) quanto ao método construtivo, de linha de centro para montante. Novos critérios de classificação de barragens foram estabelecidos pela Resolução nº 13/2019. A Vale optou por desativar imediatamente a estrutura e proceder com a sua descaracterização, reforçando seu compromisso com a segurança e a eliminação de todas as suas estruturas a montante.

Veja também