20/09/2019
MEIO AMBIENTE

Usiminas quer menos impacto em Ipatinga

A Usiminas vai implementar, em sua usina, uma rede de monitoramento de material particulado na cidade de Ipatinga (MG). O objetivo do projeto é quantificar e qualificar o material. A companhia está em fase de acordo com a Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam) e 9ª Promotoria de Meio Ambiente do município para implementação da medida ambiental. Outra medida a ser adotada é a implantação, nos próximos meses e inicialmente em fase de testes, de canhões de névoa com o objetivo de reduzir o material em suspensão antes que ocorra a dispersão para fora dos limites da empresa. Dois canhões serão instalados experimentalmente na área de sinterização.

Em 2018 a Usiminas modernizou as áreas de despoeiramento do Alto-Forno 1 e da Sinterização, onde foi instalado, recentemente, um lavador de pneus de caminhões para evitar o carreamento de material para as vias internas da Usina e, consequentemente, a suspensão do mesmo pelo trânsito interno de veículos. Outros investimentos nessas áreas estão sendo avaliados pela companhia. Na área de Manutenção, a Usiminas estruturou uma equipe voltada totalmente à área ambiental e aumento do efetivo de profissionais responsáveis pelos equipamentos ambientais.\

A Usiminas espera que todas as medidas – já adotadas e as programadas – contribuam para que as atividades da empresa impactem cada vez mais a cidade na área ambiental. Em julho passado, a Usiminas inaugurou o “Fala Aí Comunidade”, um canal de Whatsapp que tem o objetivo de receber dúvidas e comentários dos moradores, bem como o compartilhamento de notícias e informações do interesse da população. A nova ferramenta, que pode ser acessada pelo número 31-98395.3435, reforça os meios já existentes como e-mail dedicado, redes sociais e canais específicos para fornecedores, clientes e imprensa. A companhia também iniciou um programa para receber lideranças e comunidade, que podem agendar visitas à unidade operacional por meio do canal de Whatsapp. Nas últimas semanas já foram realizados encontros com grupos de lideranças comunitárias, vereadores e outros públicos.

Veja também

20/11/2019
ANGLO AMERICAN | Selecionadas 11 iniciativas sociais
07/11/2019
EXPOSIÇÃO | LAMA lembra quatro anos de acidente
30/10/2019
PARAOPEBA | Obras de novo sistema de captação
30/10/2019
USIMINAS | Produção da Musa cresce 29%
17/10/2019
GERDAU | Casa Sustentável em Ouro Branco
26/09/2019
QUEIMADAS | Anglo American ajuda no combate
26/09/2019
TERRITÓRIOS IMPACTADOS | Vale investe R$ 190 milhões em Plano