NEXA

Unidade de Vazante novamente premiada

27/10/2020

 

A unidade de Vazante da Nexa Resources recebeu, pela segunda vez consecutiva, o Prêmio de Excelência da Indústria Minero-Metalúrgica Brasileira, na categoria de processos, com o projeto “Otimização de revestimento de moinho de bolas”, que possibilita prolongar a vida útil do perfil e otimizar o desempenho de um determinado moinho. O prêmio foi entregue durante a 11º edição do WORKSHOP OPEX 2020, realizada em Caeté (MG). 

“A otimização dos revestimentos já apresenta aumento da perspectiva de vida útil de 14% em relação à peça anterior. Para se ter uma ideia, a garantia oferecida pelo fornecedor é de 21 mil horas, mas pelas nossas inspeções periódicas projetamos uma duração de 25 mil horas, já que o desgaste está bem abaixo do esperado. Além disso, apresentou aumentos relevantes na capacidade de produção e ganhos energéticos na nossa operação”, disse o gerente de Beneficiamento e Processos da Nexa, Thiago Nunan. 

O gerente diz que a premiação pelo segundo ano consecutivo mostra o conhecimento e expertise técnica da equipe que atua na Nexa. “Para os nossos clientes, esse reconhecimento é uma demonstração de que a companhia está focada em oferecer soluções inovadoras e capazes de otimizar o dia a dia na mineração”, completa Nunan.

Os integrantes que participaram da implantação do projeto foram: Flavia Vargas, consultora de Processos; Thiago Nunan, gerente de Processos e Beneficiamento; Maximiliano Resende, gerente sênior de Operações; Ricardo Moraes, gerente de Manutenção; e Fernando Gurgel, gerente geral das unidades de Vazante e Morro Agudo.