SIGMA LITHIUM

Um 2020 de transformações

06/05/2021

 

A Sigma Lithium concluiu todas as atividades críticas de pré-construção baseadas em campo dentro dos parâmetros programados e orçados, com protocolos COVID-19 aprimorados em vigor. A produção da Fase 1 atingiu 220 mil toneladas por ano de lítio para bateria verde esperada para o verão de 2022. Em junho deste ano, a companhia lança o planejado estudo de pré-viabilidade para a produção da Fase 2 em 440 mil toneladas anuais. 

O teste de pré-viabilidade da planta-piloto DMS atingiu uma alta recuperação de 60,7% de Li2O para a produção da Fase 2, semelhante à Fase 1. A Sigma retomou as atividades de perfuração e atividades geológicas relacionadas com o objetivo de aumentar significativamente sua estimativa de recursos minerais. 

A Sigma está com foco na letra ‘S’, de ESG, apoiando a população vulnerável durante a pandemia COVID-19. A empresa começou o fornecimento de aproximadamente 400 mil refeições para 2.400 pessoas em 10 meses, 12.000 litros de desinfetante hospitalar e 840 kg de desinfetante para as mãos, além de lançar a Agência Independente para fomentar o investimento privado na diversificação econômica do Vale do Jequitinhonha, com apoio do INDI.

A empresa planeja atingir metas de emissão líquida de carbono zero até 2023, em parte como resultado de seu programa ESG e decisão estratégica de buscar a geração de créditos de carbono internos por meio de "in-setting" (dentro de seu ecossistema regional). A Sigma possui liquidez suficiente, com C$ 46,3 milhões em caixa, como resultado de seus financiamentos patrimoniais de 2020 e 2021, montante suficiente para cobrir todo o componente patrimonial do project finance necessário para a construção e para financiar todos os fluxos de trabalho em andamento. 

Durante 2020, a Sigma Lithium continuou a avançar significativamente seus objetivos estratégicos em três frentes: produção de curto prazo prevista para 2022, estudo da viabilidade de expansão da produção contemplada para 2023, e a determinação de extensão máxima e a qualidade única de alta pureza dos recursos minerais no Projeto Grota do Cirilo, de propriedade integral da Sigma, ao mesmo tempo em que mantém sua liderança estratégica em ESG na cadeia de fornecimento de lítio.

A companhia anuncia que está considerando uma possível listagem de suas ações nos Estados Unidos com o objetivo de aumentar o acesso ao capital dos EUA e aumentar o valor geral para os acionistas.