OURO

Trilha Gold amplia investimento em PE

14/04/2021

 

Grupo que engloba dez empresas voltadas para projetos de mineração e consultoria, a Trilha Gold Capital (TGC) iniciou nova etapa de seu projeto de ouro nos municípios de Serrita e Cedro, no sertão pernambucano. A nova fase inclui a revalidação da pesquisa inicial que deve confirmar as reservas minerárias em duas áreas do empreendimento, denominadas Samburá e Gameleira, com dois mil hectares cada, aumentando a expectativa de produção de ouro de 50 mil para 120 mil onças por ano.

Para isto, a TGC acaba de assinar os contratos com os fornecedores que participarão dessa etapa, prevista para ser concluída em até nove meses. Em paralelo às pesquisas, serão realizados todos os testes de engenharia que definirão os equipamentos necessários para iniciar a operação de uma planta experimental, ao fim de 2021. Serão investidos aproximadamente US$ 2 milhões nessa fase do projeto e outros US$ 3 milhões na planta piloto. "Esse é um passo essencial para seguirmos com o planejamento de lavra e obtenção do licenciamento ambiental e para colocarmos em prática nossos planos de operação em Serrita", explica Basel Ibrahim Al Jughami, presidente da Trilha. 

Para a revalidação da pesquisa a TGC desenvolve trabalhos de topografia – já iniciados, sondagem rotativa, abertura de trincheiras com retroescavadeiras, poços nas bacias de colúvio, análises químicas e geofísicas. "Vale ressaltar que as reservas do minério de colúvio, aquele que não está na rocha mas é depositado no solo pela ação da gravidade, não foram consideradas na pesquisa inicial da área, mas estará nessa nova análise. O teor dessas reservas é estimado entre 1 e 2gr./tonelada", explica o Diretor Técnico da Trilha Gold, Djalma Cordeiro Menezes.

Segundo o mandatário da companhia, Serrita é um dos ativos mais importantes e de alto valor, onde a empresa quer operar com alta rentabilidade, trazendo retornos positivos para a TGC e investidores, mas com olhar para o Brasil e os cidadãos brasileiros, levando desenvolvimento socioeconômico à região por meio de uma mineração sustentável. Quando estiver concluído, o projeto Serrita irá gerar mais de 300 empregos diretos e, segundo estimativas do Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM) – de que a cada emprego direto gerado outros dez são criados indiretamente na cadeia – serão mais 3 mil postos de trabalho indiretos nos dois municípios, que somam pouco mais de 30 mil habitantes.

Todos os estudos realizados no Projeto Serrita seguem os padrões do código australiano JORC (Joint Ore Reserves Committee), em conjunto com as normas e leis ambientais dos órgãos competentes, que conferem máxima credibilidade e assertividade nas atividades de pesquisa na área. "Esses princípios essenciais estão diretamente ligados à atuação da Trilha Gold Capital, baseada na responsabilidade social e ambiental, e na adoção dos mais altos padrões de tecnologia", afirma o presidente da TGC. A operação não terá barragem de rejeitos, mas filtro-prensa utilizando o método de empilhamento a seco e contará com Programa de Gerenciamento Ambiental.