HYDRO

Trabalho premiado no SOBRE 2018

29/11/2018

 

A Hydro teve seu trabalho sobre “Atributos químicos em solos sob processo de recuperação após mineração de bauxita, a partir do monitoramento feito na região da Mineração Paragominas”, premiado na II Conferência Brasileira de Restauração Ecológica (SOBRE 2018), em Belo Horizonte, no dia 23 de novembro. A pesquisa foi vencedora na categoria Júri Popular.
 
O trabalho reuniu três graduandos da Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA), liderados por Jéssy Senado, e contou com a coautoria da Analista de Meio Ambiente da Hydro, Giuliana de Souza, sob a coordenação dos professores da UFRA, Gracialda Ferreira e Marcos André Piedade Gama. "Identificamos pela lógica que no primeiro momento a importância de um solo restaurado, estruturado, proporciona uma melhor restauração do ecossistema. Foi avaliado o solo das áreas recuperadas através das técnicas de plantio tradicional e regeneração natural, sendo esta técnica mais econômica, apresentando resultados tão eficientes quanto o plantio tradicional", explica Giuliana de Souza, Analista de Meio Ambiente da Hydro. 
 
Segundo a autora do estudo, Jéssy Senado, os trabalhos da Hydro despertaram interesse em pesquisadores, estudiosos, estudantes e empresas ao mostrar a preocupação que a companhia tem com a restauração ecológica, realizada na região da Mineração Paragominas desde 2009. "O nosso trabalho inovou demonstrando que as duas variáveis (solo e vegetação) são importantes para o monitoramento e restauração do solo e não somente a vegetação, principalmente para áreas em que se pratica a mineração", afirmou Jéssy Senado, que concluirá a graduação em Engenharia Florestal pela UFRA no próximo ano. Os trabalhos foram votados por 500 inscritos na Conferência, que participaram da escolha do vencedor diretamente no aplicativo da SOBRE com votação online durante o evento.