06/10/2020
HYDRO

Três prêmios na 8ª. edição do Prêmio REDES

A Hydro conquistou três prêmios na 8ª edição do Prêmio REDES de Desenvolvimento. Realizada pela REDES – Inovação e Sustentabilidade Econômica e Sistema Federação das Indústrias do Estado do Pará (Fiepa), a premiação acontece desde 2011 e tem como objetivo reconhecer empresas pelo esforço em movimentar a economia paraense. 

Em 2020, a Hydro ganhou o prêmio de "Case de Inovação", ficou em 2º lugar na categoria "Absolutus", que avaliou o volume de compras em 2019, e em 2º lugar na categoria "Comprador do Ano". Devido à pandemia, o prêmio foi entregue no escritório da Companhia, em Belém (PA). 

Depois de conquistar por dois anos consecutivos o prêmio de "Case de Desenvolvimento de Fornecedores", desta vez a Hydro venceu na categoria "Case de Inovação", por meio de uma parceria com a startup Amachains, que resultou na elaboração de um projeto inovador na operação de bauxita e alumina da companhia. A solução foi adaptada e conectada à tecnologia de indústria 4.0, permitindo gerar informações através do sistema IoT dos produtos oferecidos pela Hydro. Além disso, o relato da experiência de sucesso resgatou o processo de estruturação do programa Shark River, que teve a sua primeira edição em junho de 2019, com o objetivo de aproximar as áreas da Hydro às startups locais. “Valorizar as compras locais é algo que sempre norteou e sempre norteará as nossas decisões na área de Suprimentos, porque entendemos que a Hydro é uma empresa que preza pela economia local. Receber esse prêmio da Fiepa corrobora nossa estratégia. Nosso Programa de Desenvolvimento de Fornecedores Locais é pioneiro na região e com certeza vamos expandí-lo ainda mais, evoluindo e fortalecendo os fornecedores de Paragominas e Barcarena", explica Silvio Ferraioli, gerente executivo de Suprimentos da Hydro. 

Desde 2018, a Hydro também possui um programa de Transformação Digital nas unidades de bauxita e alumina no Pará, onde atende às necessidades do negócio com tecnologias convencionais. Como algumas não tinham respostas satisfatórias das tecnologias atuais, a companhia decidiu acelerar o seu programa por meio da conexão ao ecossistema de inovação no Pará, acessando startups com elevado grau de inovação e em estágio inicial de desenvolvimento, e desta forma também contribuindo com o fomento do desenvolvimento local.

A Hydro também conquistou o 2º lugar na categoria "Absolutus", premiação concedida às empresas que mais compraram em volume de investimentos. Em 2019, a Companhia adquiriu produtos e serviços, que totalizaram R$ 3,7 bilhões apenas no Pará, mais de 60% das compras da Hydro. Além disso, pelo 3º ano consecutivo, a Hydro foi finalista na categoria "Comprador do Ano", representada pela profissional Carolina Varkala, conquistando a 2ª colocação. "Vale ressaltar que a colaboração é um dos pontos fortes da nossa Companhia. Trabalhamos como parceiros, dentro e fora, para unir competências e criar oportunidades para todos. Podemos dizer que as indicações foram resultado desse valor, que é a colaboração", enfatiza a compradora.