CIMENTO

Tonalidade da argila diz muito sobre qualidade

08/06/2016

 

O pesquisador Fabiano Ferreira Chotoli, do Laboratório de Materiais de Construção Civil do IPT, realizou estudo sobre o cimento Portland, composto com pozolana (CP II-Z) e o cimento Portland pozolânico (CP IV). O pesquisador afirma que a tonalidade avermelhada de muitas argilas pode comprometer a percepção do mercado em relação à qualidade dos cimentos Portland.

Segundo Chotoli, alguns tipos de argilas podem tecnicamente ser calcinados e utilizados para a fabricação do cimento. Entretanto, argilas com tons mais avermelhados podem modificar a cor do cimento, o que prejudicaria a venda do produto junto ao consumidor acostumado com cimento de tonalidades cinza ou branco, em geral. “O concreto aparente é uma realidade arquitetônica das construções modernas que, na grande maioria das vezes, não aceita cores quentes em sua concepção", explica o pesquisador. “O segundo aspecto a ser considerado é a possível geração de desconfiança no consumidor de que o cimento Portland foi adulterado pela adição de terra. Seria uma propaganda negativa para o produto, associando baixa qualidade à marca do fabricante”.

O estudo realizado em parceria com a Dynamis Mecânica Aplicada e colaboração da Cimento Planalto (Ciplan) na fase industrial, traz benefícios para o mercado da construção. "Nossos resultados permitirão que as cimenteiras calcinem argilas em condições de processo adequadas, para a obtenção da tonalidade cinza”, afirma Chotoli. A alteração no processo de calcinação não altera o desempenho da argila calcinada, nem do cimento Portland produzido, segundo o estudo. A pesquisa permitirá ainda a ampliação da disponibilidade de argilas candidatas a serem utilizadas como pozolana, uma vez que a cor não será mais um impeditivo. “A indústria cimenteira contará com maior oferta de matéria-prima, reduzindo custos de produção em regiões onde a disponibilidade de argilas calcinadas pelo processo tradicional, e que geram cor cinza, é mais escassa”, completa ele.