06/02/2020
RESÍDUOS

Ternium vende agregados siderúrgicos

A Ternium fechou contrato de venda de agregado siderúrgico para o Centro de Tratamento de Resíduos (CTR) de Seropédica, administrado pela empresa Ciclus. O material será utilizado na pavimentação de vias, em bases e sub-bases e como revestimento primário em estradas vicinais em substituição à brita. O volume negociado de agregado siderúrgico será de 15 mil toneladas mensais para o CTR de Seropédica. 
 
O agregado siderúrgico é originado da escória de aciaria, gerada pela transformação do ferro gusa líquido em aço, que passa por um processo de retirada do conteúdo metálico, peneiramento e armazenamento, além de tratamento para a redução da expansão. O produto final deste processo é mundialmente aplicado em nivelamento de áreas/aterros, artefatos de concreto, gabião, concreto asfáltico, lastro ferroviário, entre muitos outros. Também pode ser aplicado na agricultura, como corretivo da acidez do solo em substituição ao calcário. 
 
A Ternium produz 75 mil toneladas de escória por mês, beneficiada e tratada dentro da própria companhia. Entre 2016 e 2018, a Ternium começou a substituir a brita por agregado siderúrgico e obteve uma economia de R$ 16 milhões. Entre os benefícios ambientais e econômicos estão a preservação de recursos naturais, a redução de impactos causados pela extração do agregado natural, a eliminação do desperdício, a redução do consumo de energia e do custo na obtenção da brita. "A utilização do agregado siderúrgico na pavimentação dos acessos do Centro de Tratamento de Resíduos é uma ótima alternativa para substituir o uso da brita e argila, evitando assim, a extração em jazidas. Trata-se de um material de alta qualidade que substitui recursos cuja extração gera diversos impactos prejudiciais às reservas naturais. Outras aplicações já estão sendo avaliadas para utilização do agregado siderúrgico também em drenos, diques, preparação das células, ruas internas e na estação de tratamento deste CTR" disse Leila Kauffmann, Gerente de Coprodutos da Ternium.