28/11/2019
VOTORANTIM CIMENTOS

Temporada de visitas a geossítio

A Votorantim Cimentos abriu, em 20 de novembro, a temporada de visitas científica e educativa ao geossítio K-Pg Mina Poty. As visitas vão acontecer até abril de 2020. O geossítio K-Pg Mina Poty está localizado na fábrica da Votorantim Cimentos no município de Paulista (PE) e suas atividades são suspensas entre maio e outubro devido às chuvas na região. O local é aberto apenas para visitas educativas (universitários e tecnólogos) e visitas científicas (pesquisadores), mas a temporada 2019-2020 também contemplará ações de relacionamento com moradores, estudantes da cidade e familiares dos colaboradores, por meio de visita ao sítio geológico e, bem como atividades educativas em escolas públicas, com o apoio da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). O geossítio K-Pg Mina Poty conta com aproximadamente 65 mil m² e é dividido em quatro exposições geológicas. O nome do espaço faz referência ao Limite K-Pg, que demarca o fim do período do tempo geológico Cretáceo (K) e início do Paleógeno (Pg) – popularmente chamados de Era do Dinossauros e Era dos Mamíferos, respectivamente -, causado pela queda de um meteoro no Golfo do México. 
 
Segundo o gerente de Direito Mineral da Votorantim Cimentos, Rodrigo Sansonowski, a fábrica compatibiliza as atividades minerárias com a geoconservação. “O trabalho de mineração contribuiu para que fossem descobertas as evidências que viabilizaram a criação da estratégia geoconservação e a respectiva implementação do geossítio. É o único da América Latina com plano de gestão que contempla a conservação com monitoramento e manutenção, além do uso público, com visitas educativas e cientificas. Temos que valorizar esse patrimônio natural de relevância internacional, possibilitando às pessoas conhecerem esse espaço para compreender o valor da sua conservação e compartilhar conosco boas práticas de sustentabilidade”, afirma Sansonowski.
 
Nesta reabertura, a Votorantim Cimentos traz como novidade uma linha do tempo fixada na entrada da fábrica, que ilustra os fatos mais marcantes que levaram à implementação do sítio geológico. São informações sobre a história e as transformações da Terra, como a formação dos planetas do Sistema Solar, as primeiras rochas e continentes, a diversificação evolutiva dos animais e as grandes extinções em massa do nosso planeta, entre as quais a que exterminou os dinossauros. 

Veja também

04/12/2019
INCLUSÃO SOCIAL | Anglo American entra para o Valuable 500
04/12/2019
MEIO AMBIENTE | Prêmio da ArcelorMittal tem aumento
20/11/2019
ANGLO AMERICAN | Selecionadas 11 iniciativas sociais
13/11/2019
SUSTENTABILIDADE | Programa da FLSmidth para cimento e mineração
07/11/2019
COPROCESSAMENTO | Na PB, Óleo da praia vira combustível
07/11/2019
EXPOSIÇÃO | LAMA lembra quatro anos de acidente
30/10/2019
PARAOPEBA | Obras de novo sistema de captação