DIAMANTES

Tecnologia recupera pedra preciosa

02/05/2019

 

A Tomra Sorting Mining recuperou um dos maiores diamantes já registrados da história, com 1.758 quilates, através da tecnologia de sensores XRT. O trabalho foi encomendado pela Lucara Diamond Corp em sua Mina Karowe, em Botsuana. O diamante é o maior a ser extraído em Karowe e pesa perto de 352 gramas. A análise detalhada está em andamento.
 
Desde a introdução da tecnologia Tomra XRT como a principal ferramenta de recuperação da mina, em 2015, foram recuperados dois diamantes maiores que 1.000 quilates. Essa recuperação recorde destaca ainda mais o sucesso da tecnologia, que detectou quatro dos dez maiores diamantes do mundo até o momento.
 
"Como o maior diamante já recuperado por um processo mecânico, ele reforça o valor incomparável que a XRT oferece às empresas de mineração de diamantes e kimberlito", comentou Geoffrey Madderson, gerente de segmento de diamante da Tomra Sorting Mining. "A estratégia inovadora da Lucara em combinação com a tecnologia de sensores de classe mundial da Tomra provou mais uma vez um enorme sucesso", acrescentou Madderson. A Tomra opera atualmente XRT e outros equipamentos avançados de classificação óptica na Rússia, Canadá, Brasil e outros países ao redor do mundo.