01/07/2020
JAGUAR MINING

Soluções para otimizar processos

A Jaguar Mining implementou recentemente duas melhorias simples e eficazes sugeridas por empregados. Na Unidade MTL, em Conceição do Pará (MG), a primeira medida foi a transferência da afiação de BITs para a superfície, o que possibilitou unificar o setor com o controle de lanternas, possibilitando maior controle de ferramentas e redução da necessidade de aquisição de novas ferramentas de perfuração. "Com esse novo formato garantimos que todos os operadores iniciassem seu turno com a ferramenta devidamente afiada, além de permitir melhor controle e análise da produtividade individual", destaca Pierry Pábulo, um dos responsáveis pelo setor.

A segunda melhoria ocorreu com a criação de uma ferramenta específica para a abertura de explosivos a partir do reaproveitamento de materiais que seriam descartados. Se antes o estilete ou canivete eram utilizados e geravam risco de corte, o novo método criado pelo empregado Marcos Castilho é 100% seguro. O bastão que acompanha o cordel de detonação passou a ser "apontado" como se fosse um lápis e, posteriormente, recebe uma pequena proteção de plástico. Desta forma é possível utilizá-lo para abrir as embalagens e fazer a escorva dos encartuchados sem o risco de ocorrer um acidente de trabalho.

A Jaguar apoia iniciativas e busca implantar projetos inovadores de engenharia nas unidades operacionais, com o objetivo de dar continuidade às operações no longo prazo.

Veja também

29/06/2020
EQUIDADE | Jaguar é signatária do WIM Brasil
16/06/2020
JAGUAR MINING | Sistema anticolisão para mina subterrânea
24/03/2020
JAGUAR MINING | Parceria com Prefeitura de Barão de Cocais
23/11/2018
JAGUAR MINING | Gerência de operação em Turmalina
03/08/2016
MERCADO | Jaguar Mining recebe aval da TSX