18/07/2019
ENGENHARIA

SNC-Lavalin fecha EPCM para Aripuanã

A SNC-Lavalin (SNC) assinou contrato de prestação de serviços de engenharia, suprimentos e gerenciamento de construção (EPCM) com a Nexa Resources para o Projeto Aripuanã Polimetálico, no estado de Mato Grosso. A empresa fornecerá os serviços de EPCM diretamente de seu escritório em Belo Horizonte, o que inclui todas as operações necessárias para o processamento de cobre, zinco e chumbo, incluindo britagem, moagem, flotação, espessamento, filtragem e armazenamento de concentrados e disposição de rejeitos, bem como a estação de carga e embarque dos produtos concentrados finais e toda a infraestrutura de superfície associada. 
 
O contrato prevê também o reaproveitamento de resíduos, ventilação e drenagem das minas subterrâneas. O projeto utilizará ferramentas de engenharia centrada em dados e o uso de tecnologias imersivas que permitirão o treinamento de pessoal de operações. O trabalho já começou e está previsto para ser concluído no início de 2021. “Nosso setor de Mineração e Metalurgia tem uma longa história em serviços de EPCM, e este contrato é uma prova do nosso contínuo reconhecimento neste modelo de entrega de projetos”, disse Maria de Lourdes Bahia, Diretora Geral da SNC-Lavalin Brasil. “Este mandato está bem alinhado com nossa estratégia baseada em serviços para projetos de mineração e metalurgia. Esperamos continuar nosso relacionamento de confiança com a NEXA Resources na bem-sucedida execução do projeto.” 
 
O Projeto Aripuanã é uma instalação com mineração polimetálica e planta de processamento e concentração para extração de zinco, cobre e chumbo. O projeto possui ainda mineração subterrânea para reduzir o impacto visual da mina e a supressão de vegetação na área, baixo consumo de água e tratamento de água com o uso de tecnologia ecologicamente correto (wetlands), bem como o reuso da água utilizada no processo. A edição 389 da Brasil Mineral traz uma ampla reportagem sobre o projeto Aripuanã, confira em:
 

Veja também

07/11/2019
NEXA RESOURCES | Prejuízo de US$ 171 mi no trimestre
17/10/2019
ENGENHARIA | Pöyry abre Programa de Estágio
12/09/2019
ENGENHARIA | Ramboll é bicampeã na UFMG
09/05/2019
PROJETO ARIPUANÃ | Um modelo de mineração sustentável
13/03/2019
NEXA RESOURCES | Roberta Varella é nova Chefe de RI
17/01/2019
NEXA RESOURCES | Investimentos de US$ 420 milhões em 2019
20/12/2018
ENGENHARIA | Ramboll adquire norte-americana OBG
08/11/2018
NEXA | Investimentos menores em 2018