MRN

Sistema Integrado de Gestão é certificado

30/03/2021

 

A Mineração Rio do Norte (MRN) obteve certificação pela melhoria contínua do Sistema Integrado de Gestão da operação de bauxita no Pará. O selo concedido pelo órgão certificador internacional Bureau Veritas Certification (BVC) garante a manutenção das certificações baseadas nas normas ISO 14001, que envolve iniciativas de proteção ao meio ambiente, e OHSAS 18001, que abrange segurança e saúde ocupacional dos empregados.

O escopo da auditoria de manutenção, realizada em março, envolveu os processos de planejamento, mineração, transporte, beneficiamento e embarque fluvial de bauxita, geração de energia e as instalações do distrito de Porto Trombetas, no município de Oriximiná (PA), onde a MRN mantém suas operações de produção de bauxita. “A recomendação desta manutenção permite a integração das diversas atividades com os requisitos de segurança, saúde ocupacional e meio ambiente, aplicáveis aos diversos processos e atividades da MRN, e demonstra a evolução do desempenho ambiental e de segurança em conformidade com os requisitos pertinentes”, comenta Wvagno Ferreira, gerente da área de Gestão Estratégica e Riscos da MRN.

A auditoria destacou a evolução da empresa no ciclo de auditorias realizadas nos últimos anos, nos quais estão os envolvimentos diretos da alta direção da mineradora e das lideranças das áreas por meio do comprometimento com a melhoria contínua do Sistema Integrado de Gestão. Todo esse processo contou com a coordenação dos analistas de Gestão Sônia Patrícia Costa e Flávio Medeiros. “Esse compromisso foi demonstrado através da análise crítica da eficácia do Sistema Integrado de Gestão, da disponibilização de recursos para que os objetivos e metas fossem alcançados e da integração dos requisitos obrigatórios de saúde, segurança ocupacional e gestão ambiental com os processos operacionais e de suporte da empresa”, destaca Flávio Medeiros.