17/07/2020
E-MINERAÇÃO

Setor será protagonista na retomada

Na solenidade  de abertura do e-mineração: Evento Virtual de Negócios - www.portaldamineracao.com.br/e-mineracao – empresários da cadeia produtiva do setor mineral, de mineradoras e do governo federal afirmaram que a mineração será protagonista na retomada do crescimento e do desenvolvimento socioeconômico do Brasil, após os efeitos negativos causados pela pandemia COVID-19 

O secretário nacional de Geologia, Mineração e Transformação Mineral, Alexandre Vidigal de Oliveira, representou o Ministério de Minas e Energia, e disse que os brasileiros esperam tempos melhores. Ele considera a iniciativa do e-mineração – realizado pelo Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM) – como um exemplo de como o setor age para melhorar as perspectivas dos que estão próximos a ele, como a cadeia de fornecedores, os municípios mineradores, e também os demais brasileiros que se beneficiam dos reflexos positivos da atividade mineral.

Wilson Brumer, presidente do Conselho Diretor do IBRAM, diz que o e-mineração é uma “forte demonstração da filosofia implantada no Instituto de trazer cada vez mais a cadeia produtiva para perto das mineradoras”. “A mineração é uma atividade essencial para a vida e o progresso humano. Acredito que a mineração será vista como uma alavanca importante na retomada do desenvolvimento socioeconômico dos brasileiros”, afirmou. “Gerar oportunidades de negócios em plena pandemia é um dos objetivos centrais do e-mineração. Os números do evento demonstram que o setor mineral pode ser decisivo para gerar expectativas positivas socioeconômicas, entre outras, e, assim, contribuir para a retomada da economia brasileira”, disse Flávio Ottoni Penido, diretor-presidente do IBRAM, em sua fala.

O diretor executivo da Mineração Usiminas, Carlos Rezzonico, também ressaltou a importância de toda a cadeia de valor do setor mineral atuar unida para defender a sustentabilidade da indústria da mineração. “O aporte das mineradoras durante a pandemia não foi só um aporte de doações, mas também de transferência da cultura da segurança, da cultura da saúde (às comunidades). A mineração tem a particularidade de trabalhar, muitas vezes, em regiões isoladas, onde, se não tivesse a mineradora, não haveria o nível atual de desenvolvimento local. A mineração é um motor das economias regionais”, disse. A gerente comercial da TCS Industrial, Pâmela Faustino Campos, falou em nome dos mais de 500 fornecedores inscritos no e-mineração. Para ela, o e-mineração é um passo relevante para a evolução do relacionamento entre mineradoras e a cadeia de fornecedores. Também participaram da solenidade o presidente do Serviço Geológico do Brasil (CPRM), Esteves Colnago, que falou em nome dos apoiadores institucionais do e-mineração, e o executivo de Negócios da Dassault Systèmes, Juliano Lima.

Na abertura do evento, a Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (EMBRAPII) e o IBRAM firmaram uma aliança estratégica para incentivar o desenvolvimento de PD&I no setor em tecnologias de alta complexidade como Inteligência Artificial, Big Data Analytics e Internet das Coisas (IoT). A Embrapii foi representada por seu diretor-presidente, Jorge Almeida Guimarães. O e-mineração acontece nesta 4ª feira (15/7) e na 5ª feira (16/7) e é  transmitido ao vivo pelo site www.portaldamineracao.com.br/e-mineracao.

O evento terá rodadas de negócios, palestras técnicas, lives com temas de grande relevância para o setor, pitch de negócios para startups e um portal de negócios com informações sobre empresas e seus produtos e serviços. As rodadas de negócios serão realizadas também em 17 de julho, em razão da grande procura.

Veja também

22/07/2020
SETOR MINERAL | Faturamento de R$ 39 bilhões no trimestre
29/06/2020
NEGÓCIOS | Ibram promove primeiro fórum virtual
10/06/2020
COVID-19 | Setor doou R$ 884 mi para combate
22/04/2020
EXPOSIBRAM AMAZÔNIA | Ibram adia evento para novembro
17/04/2020
PRODUÇÃO MINERAL | Ibram aponta queda no primeiro trimestre
18/03/2020
BAIXO CARBONO | Ibram integra comitê técnico federal