OURO

Serabi Gold celebra 20 anos

08/12/2020

 

A Serabi Gold está comemorando 20 anos, em 2020 e comemora algumas conquistas, como a aquisição dos projetos São Domingos e Fofoca Sul, adjacentes à mina São Chico (PA), além de ter conseguido a Licença Prévia para o projeto Coringa. Para 2021, a mineradora espera que os projetos avancem no que se refere às licenças, aumentando as áreas em atividade de mineração da empresa. 

A companhia explora ouro em minas subterrâneas no Norte brasileiro e, atualmente, possui duas minas em operação: Palito e São Chico, com início de produção comercial em 2014 e 2016, respectivamente. Atualmente esse complexo de mineração produz cerca de 40 mil onças de ouro por ano. Em 2005 e 2011, a Serabi foi admitida nas bolsas de valores de Londres e de Toronto, respectivamente, o que fortaleceu sua imagem nacional e internacionalmente, consolidando a empresa. Todo esse crescimento também chega para as comunidades em que a Serabi atua. 

A empresa tem escritórios em Londres (Inglaterra), Belo Horizonte (MG) e em Belém (PA), mas suas minas ficam na região do Tapajós, Sudoeste do estado do Pará, onde atua com mais de 600 funcionários, dos quais 80% formado por mão-de-obra local, o que garante empregabilidade para o estado. A mineradora investe também na saúde, educação e bem-estar nas comunidades próximas às minas. Alguns projetos sociais também são desenvolvidos, como o atendimento médico e odontológico para funcionários e moradores das comunidades do entorno das minas. Ao longo do ano, a Serabi também realiza diversas ações que envolvem essas comunidades. 

O complexo de mineração em operação e as áreas em que a Serabi tem permissão para pesquisar compreendem 61.563 hectares, o qual inclui as minas Palito e São Chico. Os novos projetos adquiridos em 2020 são Domingos e Fofoca Sul e adicionam mais de cinco mil hectares ao depósito de ouro São Chico. Já o projeto Coringa avança nos processos de licenciamento desde 2017, quando a Serabi adquiriu a Chapleau e seus ativos. No Coringa foram desenvolvidas atividades de mineração artesanal até 1991, produzindo cerca de 10 toneladas de ouro (322.600 onças) extraídas de fontes aluviais e primárias, o que gera expectativas positivas para a construção da mina. 

O aniversário de 20 anos da Serabi Gold será objeto de reportagem da edição número 405 da revista Brasil Mineral.